História, perguntado por lucasalves152, 1 ano atrás

Escrevendo sobre a transição democrática brasileira e a emergência da Nova República em 1985, Boris Fausto afirma que “O fato de que tenha havido um aparente acordo geral pela democracia, por parte de quase todos os atores políticos, facilitou a continuidade de práticas contrárias a uma verdadeira democracia”. Desse modo, o fim do autoritarismo levou o país a uma "situação democrática” mais do que a um regime democrático consolidado. A consolidação foi uma das tarefas centrais do governo e da sociedade nos anos posteriores a 1988.
(FAUSTO. B oris. H is tó ria C o n c is a d o B ra sil. S ão Paulo: E d u sp / Im prensa O ficial d o E stado. 2 002. p . 290).

Com base na leitura do texto, analise duas contradições presentes no processo da transi­ ção “democrática” no Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por anapbertho
8
Olá,

a transição de um regime militar para a democracia no Brasil é marcado por algumas contradições.

a Lei de Anistia de 1979 equiparou os crimes de guerrilha e o terror do estado e perdoou a todos, trazendo exilados de volta para o país e tirando muitos da cadeia. Por isso, o Brasil é o único país que teve uma ditadura na América do Sul e não puniu nenhum de seus torturadores.

Por outro lado, as eleições para presidente foram indiretas. Milhares de brasileiros fizeram a campanha das diretas- já, para poderem escolher um presidente depois de 20 anos de ditadura e foram derrotados.

Bons estudos!
Perguntas interessantes