História, perguntado por luanapriebescheunema, 6 meses atrás

)
Escreve sobre o Império Bizantino.​

Soluções para a tarefa

Respondido por eeitageovana
1

Resposta:

O Império Bizantino, também conhecido como Império Romano do Oriente, durou de 330 a 1453 d.C. A cidade de Constantinopla, localizada no atual território da Turquia, era a capital administrativa e emergiu como uma "nova Roma" após as conquistas dos povos germânicos que dissolveram o poderio do Império Romano do Ocidente.

Esse foi o único império a oeste da China a sobreviver da Antiguidade até o início da era Moderna. Situado exatamente entre a Europa e a Ásia, o Império Bizantino foi palco de conflitos entre o cristianismo e o islamismo, e teve o seu fim nas mãos de tropas muçulmanas, em 1453.

O termo Bizantino refere-se a Bizâncio, uma colônia grega fundada em 658 a.C. às margens do Bósforo, estreito que liga o Mediterrâneo ao Mar Negro. A origem oficial do império, porém, só ocorreu séculos mais tarde, em 330 d.C., quando o imperador romano Constantino fundou no local a cidade de Constantinopla. A cidade serviria como uma capital oriental para o Império Romano.

O desenvolvimento do Império Bizantino ocorreu a partir da queda de Roma em 478 d.C. Com a porção ocidental do Império Romano enfraquecida após as invasões bárbaras, restou a Constantinopla seguir com o legado daquela civilização. Em uma posição estrategicamente privilegiada, tanto no sentido militar (o estreito do Bósforo impedia invasões marítimas, enquanto as fronteiras menores facilitavam as defesas terrestres), quanto no econômico (estabilidade em comparação ao caos da Europa ocidental), a capital do Império Romano do Oriente manteve-se íntegra por 11 séculos.

Explicação:

Perguntas interessantes