Escreve Antônio Cândido que "nosso romance tem fome de espaço e uma ânsia topográfica de apalpar todo o país". Nesse sentido, a literatura regionalista propicia a expressão da diversidade geográfica, social e cultural do Brasil. Atente para o que se diz a seguir.
I. No regionalismo romântico, as personagens são individualizadas e existem independentemente das particularidades regionais. Cultivaram o tema: Bernardo Guimarães em O garimpeiro e O seminarista, Visconde de Taunay em Inocência e José de Alencar em O gaúcho, O sertanejo, O tronco do ipê e Til.
II. No pré-modernismo, o homem se reduz a um elemento da paisagem; anula-se o aspecto humano e privilegia-se o pitoresco, traduzido pela reconstituição de cenas, gestos e da fala regional. Nesse contexto, figura Monteiro Lobato com seu mundo caboclo. No modernismo dos anos 30, a literatura regionalista atinge a maturidade estética, principalmente com Graciliano Ramos.
III. Já em nosso século, a obra Eles eram muitos cavalos desafia os cânones do romance. Para tratar de modo inusitado o problema da violência no campo, Luiz Ruffato quebra a sintaxe, recorre a expedientes da poesia e do jornal e introduz vários outros tipos de texto, numa espécie de colagem cujo efeito são flashes dramáticos da vida rural.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
a) I apenas
b) II apenas
c) III apenas
d) I e II apenas
e) I, II e III
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
A letra B(III apenas) está correta
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Física,
10 meses atrás
Saúde,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás