Português, perguntado por leticiabeckerleh2121, 11 meses atrás

escrevam um texto, mínimo 15 linhas, falando sobre a importância da COESÃO e da COERÊNCIA para a construção dos sentidos pretendidos pelo produtor do texto

Soluções para a tarefa

Respondido por cardosomariana39
3

Resposta:

A Coesão e a Coerência são mecanismos fundamentais na construção textual.

Para que um texto seja eficaz na transmissão da sua mensagem é essencial que faça sentido para o leitor.

Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro. Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos.

Coerência textual é o fator que possibilita o entendimento da mensagem transmitida no texto. Aliada à coesão, a coerência tem como função a construção dos sentidos da textualidade. Por meio da coerência, ocorre a concatenação das ideias do texto. Ou seja, a formação de uma cadeia de ideias.

Respondido por WESLEYFEREIRA
0

Resposta:

A coerência é ligada diretamente a ter sentindo. É preciso compreender, possibilitar a interpretação daquilo que se diz ou escreve. Ter coerência na escrita depende de vários fatores, como:

• O conhecimento do mundo e o grau em que esse conhecimento deve ser ou é compartilhado pelos interlocutores;

• O domínio das regras que norteiam a língua;

• Os próprios interlocutores, considerando a situação em que se encontram as suas intenções de comunicação, suas crenças, a função comunicativa do texto.

A coerência se manifesta nas diversas camadas da organização do texto. Ela tem uma dimensão semântica - caracteriza-se por uma interdependência de significados entre os elementos que constituem o texto.

E tem também uma dimensão pragmática, um sentido prático - é fundamental o nosso conhecimento de mundo, e esse conhecimento é acumulado ao longo de nossa existência, de maneira ordenada.

Informações muitos novas só devem ser consideradas se forem familiares ao ouvinte/leitor, caso contrário tornam a redação incoerente. Isto acontece quando lemos, por exemplo, um texto muito técnico, de uma área na qual somos leigos.

Podem ser considerados erros na coerência quando quem produziu não soube adequar a escrita ao receptor, não valorizou a questão da comunicabilidade, não obedeceu ao código linguístico, enfim, não levou em conta o fato de que a coerência está diretamente ligada ao estabelecimento de um sentido para o texto.

Já as falhas de coesão estão quase sempre relacionadas a uso inadequado de conectivos ou pronomes anafóricos. É relevante estudar o uso das conjunções e dos pronomes relativos (porque, visto que, porquanto, posto que, conquanto, que, o qual, onde, aonde, etc.) e dos pronomes (este, esse, aquele).

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas interessantes