Filosofia, perguntado por liminha0gameplay, 6 meses atrás

Escreva uma redação sobre um mito da grecia antiga

Soluções para a tarefa

Respondido por loloelo
4

Resposta:

mitologia grega é formada por um conjunto de histórias e relatos fantásticos que fizeram parte da vida diária dos povos de língua grega entre o século VIII a.C. e o século IV d.C. Essas histórias explicam, entre outras coisas, a origem da vida, dos deuses e dos homens e servem de base para as crenças dos gregos na Antiguidade. Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 desses mitos gregos para você conhecer um pouco mais sobre a história e cultura dessa civilização.

10. O mito grego da criação 



Para os gregos, no início de tudo só havia trevas, habitadas por duas entidades primordiais: Érebo, a personificação da escuridão, e Nyx, a própria noite. No meio do vazio original, só existiam essas duas entidades irmãs, filhas do Caos. E teria continuado assim não fosse a sua separação, que resulta na divisão entre a Terra (Gaia) e o Céu (Urano). Quando Nyx e Érebo se separam, também nasce Eros, o deus do amor. Segundo o historiador Pierre Grimal, é o amor que “assegura a coesão do universo nascente”. No princípio da existência, para os gregos, havia o amor.

9. O nascimento dos 12 Titãs



Os Titãs são as divindades poderosas que precederam os deuses do Olimpo. Portanto, antes de Apolo, Atena e companhia, da união entre Gaia e Urano surgiram 12 criaturas elementares: Têmis, Febe, Tétis, Mnemosina, Teia e Reia (do lado feminino) e Crio, Hiperião, Jápeto, Ceos, Oceano e Cronos (do lado masculino). Também surgiram do enlace da Terra com o Céu criaturas monstruosas como os Ciclopes (que personificam o relâmpago) e os gigantescos Hecatônquiros.

8. O mito de Cronos



Urano não gostava de seus filhos e não queria que eles saíssem da Terra. Isso provocou a ira de Gaia, que convocou seus filhos a se rebelarem contra o pai. Só Cronos atendeu ao chamado. Munido de uma foice dada por Gaia, na primeira oportunidade Cronos perfurou Urano nos testículos, de onde jorrou sangue que fecundou a Terra. Assim nasceram os Gigantes, as Erínias (entidades punitivas) e as ninfas Melíades. Algumas gotas de sangue caíram no mar, dando origem a Afrodite, deusa do amor e da beleza. Mas Cronos não cumpriu com sua palavra. Ele não libertou seus irmãos das profundezas da Terra (Tártaro) e passou a reinar sozinho. Devido a uma profecia de Gaia, que dizia que o reino de Cronos terminaria pelas mãos de um de seus filhos, ele decidiu comer todos eles. Sempre que a esposa de Cronos (Reia) dava à luz algum filho, o pai devorava o recém-nascido.

7. O mito de Pandora



Pandora é a primeira mulher na mitologia grega, ela foi enviada por Zeus à Terra como um presente para os homens. Na sua ida à Terra, Pandora levou consigo uma caixa e recebeu dos deuses a advertência de jamais abri-la. Ela não sabia, mas dentro da caixa havia todos os males que podemos imaginar, como guerras, pestes e fome, até então, o mundo dos homens era regido pela paz. Mas a curiosidade de Pandora falou mais alto, passado um tempo, ela abriu a caixa, deixando escapar tudo o que havia lá dentro. Ela ainda tentou desfazer o erro, voltando a fechar a caixa, mas já era tarde.

6. O mito de Prometeu



A história de Prometeu é uma das mais


liminha0gameplay: EU TE AMO MOÇU <<<<3
loloelo: marca como melhor resposta por favor ¥-¥
Perguntas interessantes