Português, perguntado por iasmin1120, 10 meses atrás

escreva uma produção de texto com o tema liberdade com pelo menos 20 linhas​

Soluções para a tarefa

Respondido por isabelabarbosasjc
3

Em meio a diversas manifestações que vivenciamos no Brasil nos últimos dias em busca de melhorias, a discussão que se faz presente é sobre o conceito de liberdade. Criamos certa confusão sobre esse conceito e devemos definir quando a liberdade ultrapassa os limites da moral e torna-se então, vandalismo.

Segundo o texto “A liberdade sob as lentes da política” de Meghie Rodrigues, a discussão sobre a liberdade é de longa data, os atenienses e romanos já pensavam sobre isso na antiguidade. Em Roma, por exemplo, pensavam que liberdade era a “não-dominação de uma pessoa por outra”, e, no entanto na República Romana só os patrícios exerciam a dominação sobre a plebe, o que não configura o conceito de liberdade defendido pelos romanos.

De acordo com Ostrensky, citada no texto de MEghie, liberdade= direito, e de certa maneira é verdade. Possuímos o direito de sermos livres, dentro das regras e limites impostos pela sociedade. Se algum cidadão ultrapassa esses limites, ele é privado de sua liberdade e é mantido preso.

Ainda de acordo com Ostrensky, “o nosso contato com as teorias da liberdade é um contato muito recente e ainda muito precário”, nos remonta ao fato de que o Brasil ainda sobre com os resquícios da sua colonização. Nossa independência ainda é muito recente em relação a outros países mais desenvolvidos como os Estados Unidos, por exemplo, que são independentes desde 1776¹, ou seja, quase 50 anos de diferença do Brasil.

No trecho “há sim manifestações políticas e isso não é nenhuma novidade na história e também não é vandalismo” de Luiz Claudio Lourenço, em Vândalos? Será? , o autor defende que os atos ditos como vandalismo são uma resposta a reação violenta dos policiais. De fato, se estamos numa democracia, temos o direito de nos manifestar sem que sejamos, de alguma maneira, violentados por aqueles que deveriam prezar pela segurança. No entanto, o que associamos a vandalismo, não é o fato de ir contra a violência dos policiais, e sim o ato de alguns manifestantes utilizarem sua liberdade para depredar e destruir os bens públicos.

Enfim, como vimos, não é tão fácil conceituar a liberdade. O limiar entre a liberdade da sociedade e a extrapolação do seu uso, está na educação das pessoas e na forma como estas manifestam suas opiniões diante da sociedade.


iasmin1120: obrigada
isabelabarbosasjc: de nada
Perguntas interessantes