ESCREVA uma diferença ENTRE os tipos de câmeras fotográficas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As "mirrorless compactas" possuem o corpo mais fino e são consideravelmente mais leves do que as DSLR, além de oferecer ajustes manuais e permitirem a troca de lentes. As mirrorless com corpo "estilo DSLR" são um pouco maiores, mas mesmo assim bem menores que as tradicionais DSLR.
Compactas
A principal características das câmeras compactas é seu tamanho reduzido. Geralmente são bem fáceis de operar com a ajuda dos modos de cena, que ajustam a configuração da câmera automaticamente, e por isso elas também são chamadas de "point-n-shoot" (apontar e clicar).
As câmeras "super compactas" possuem dimensões ainda mais reduzidas, e permitem que você leve sua câmera para todo lugar discretamente. Alguns modelos oferecem alta resolução e recursos extras (como as câmeras à prova d'água) a preços razoáveis.
Superzoom
As superzoom (ou bridge) têm "cara de profissional", oferecem zoom poderoso e a possibilidade de ajustes manuais de velocidade, sensibilidade (ISO) e abertura. O formato do corpo da câmera permite que a ótica seja explorada de maneira semelhante às câmeras DSLR, mas claro, com várias limitações: lentes fixas, aberturas
limitadas e sensores pequenos.
Como as lentes das superzoom são fixas, é preciso utilizar adaptadores e soluções improvisadas para obter cliques "diferentes". Há adaptadores que "transformam" a lente fixa em "lente olho de peixe", por exemplo, mas a qualidade não é a mesma de uma câmera DSLR com este tipo de lente.
Alguns modelos possuem lentes com abertura máxima limitada, o que implica numa performance regular em ambientes escuros. Os modelos que oferecem grande abertura, como a f/2.8, fazem ótimos cliques nesses ambientes, mesmo sem utilização do flash.
A portabilidade das superzoom não é lá das melhores. Elas são menores que as DSLR, mas mesmo assim chamam a atenção, e carregá-las pode ser um pequeno incômodo para quem não está acostumado a andar com a "tralha fotográfica".
Mirrorless
As câmeras mirrorless ("sem espelho"), recebem este nome justamente por não possuírem o espelho posicionado à frente do sensor que envia a imagem para o viewfinder.
Como consequência (da ausência do espelho), elas não possuem viewfinder óptico como as SLR, ou seja, não é possível ver o que a lente está enxergando exatamente. Mas será que você realmente precisa do visor?
O monitor LCD atende a grande maioria dos usuários e alguns modelos contam com o viewfinder eletrônico, que também gera imagens de qualidade, e alguns modelos que não possuem viewfinder contam com visores eletrônicos opcionais.
Mas quais são as vantagens de se retirar o tal espelho da câmera? O espelho precisa ser levantado para que a imagem chegue ao sensor e seu movimento faz barulho e pode até movimentar a câmera, fazendo com que a imagem fique "microscopicamente" borrada. Quanto menos componentes, mas barata fica a câmera e é uma peça a menos que pode estragar.
A remoção do espelho foi um dos fatores que permitiram a redução do corpo da câmera. As "mirrorless compactas" possuem o corpo mais fino e são consideravelmente mais leves do que as DSLR, além de oferecer ajustes manuais e permitirem a troca de lentes.
- bons estudos ❤️