Artes, perguntado por luisphelipe84, 8 meses atrás

Escreva uma dança dramática africana​

Soluções para a tarefa

Respondido por jairooliveira722
1

Resposta:

Por Revista África e Africanidades

Entre os povos africanos emigrantes (trazidos ao Brasil), a dança e a música sempre tiveram uma função social e religiosa. No período da escravatura, a população negra tinha restrita liberdade e, muitas vezes, só podia recorrer ao canto e à dança para manter viva sua cultura, união e identidade. “Principalmente na África do Sul, pode-se observar cenas de dança, em solo ou coletivas [...]”, segundo Bourcier (2006, p. 12), o qual complementa que “os documentos mostram o nascimento da dança cerimonial leiga [...]”.

As diversas culturas negras que aportaram ao Brasil se mesclaram numa gama de variedades dançadas e, dessa forma, surgiram os ritmos urbanos de influência negra, como o lundu.

Para Guerra (2009, [s.p.]), “O Lundu, descendente direto dos batuques africanos, é considerado a primeira música afro-brasileira”; o samba urbano mantém viva, embora modificada, a herança cultural trazida pelos escravos; e o batuque é uma das danças folclóricas mais antigas e populares trazida pelos negros africanos. Os meneios vivazes das ancas e o sapateado caracterizam a dança do jongo (também chamada de caxambu e voltado para o divertimento), e, mais recentemente, o pagode, o rap e o hip-hop todos ritmos de herança negra.

Para as culturas negras, a dança afro não tem um sentido próprio único, pois ela está sempre ligada a um culto e a música, assim, tem relação com a religião e com a arte.

Carvalho (2000, p. 25) interpreta Rodrigues, dizendo que, “[...] ao som de tambores e das melopéias africanas, tão monótonas, passam os negros noites inteiras e esgares coreográficos, em danças e saltos indescritíveis”. Infelizmente, hoje, o próprio negro não conhece o seu passado na forma da dança como deveria. E, dentro do âmbito escolar, a carência cultural africana é ainda maior.

A influência dos negros no Brasil se estende aos cultos, à religião, à literatura, à língua, à culinária, à dança, entre outras áreas. Nesse sentido, Garcia & Hass, (2003, p. 174) disseram sobre a dança afro-brasileira: “Dança comprometida como a dança gerada a partir da fusão das danças da cultura africana com as da cultura brasileira. Apresenta característica especial nas movimentações dos braços e das mãos, da cabeça, do tronco (ondulação e contração), dos quadris (acentuada movimentação pélvica) e molejo, na expressão facial e vestuário adequado a sua intenção de manifestação”.

Explicação:

Perguntas interessantes