Escreva uma conclusão para o texto dissertativo: Quem são os analfabetos no Brasil?
O analfabetismo não é só o desconhecimento do alfabeto e a incapacidade de ler e/ou escrever. A compreensão desse estado vai além, destacam-se: o iletrismo, o analfabetismo funcional e o analfabetismo tecnológico.
O iletrismo é um tipo de analfabetismo muito comum na sociedade. É a falta de compreensão da leitura. Esse problema atinge todas as classes sociais. Lê-se, mas não há a decodificação da mensagem. No Brasil, esse problema é muito comum por causa do empobrecimento conjunto da população e dos sistemas educacionais.
Pode-se dizer que o analfabetismo funcional é um outro tipo de analfabetismo bem comum. Constitui um problema silencioso e perverso que afeta as empresas. Não se trata de pessoas que nunca foram à escola. Elas sabem ler, escrever e contar; chegam a ocupar cargos administrativos, mas não conseguem compreender a palavra escrita. Mesmo tendo aprendido a decodificar a escrita, geralmente frases curtas, não desenvolvem a habilidade de interpretação de textos. Esse tipo é normalmente usado para ser um meio termo entre o analfabeto absoluto e o domínio pleno da leitura e escrita.
Já o analfabetismo tecnológico é um dos tipos mais recentes. Há lugares no Brasil em que 88% da população não possuem internet. Resolver esse tipo de analfabetismo é mais complexo, pois já basta o problema de milhões de pessoas não saberem ler nem escrever. Vários projetos governamentais tentam diminuir esse índice, mas vários fatores não contribuem, como os preços das redes de internet e/ou computador e muitos locais não possuírem acesso a energia piorou internet (como a Amazônia, ou o Sertão Nordestino)
Soluções para a tarefa
Respondido por
89
O iletrismo e os analfabetismos funcional e tecnológicos restringem a capacidade do indivíduo de atuar de forma autônoma na sociedade e comprometem a competitividade econômica do país e são o reflexo de um sistema educacional ultrapassado.
carlosilva:
obrigadoo..
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás