Escreva um texto sobre viroses e a febre amarela
Soluções para a tarefa
Virose:
Virose é um termo pouco específico, que significa doença viral ou infecção provocada por um vírus. Se formos interpretar a expressão virose ao pé da letra, estaremos diante de um gigantesco grupo de doenças que engloba centenas de infecções virais diferentes, desde as mais simples, como resfriados e verrugas de pele, até as mais graves, como AIDS, raiva, hepatite e ebola.
A virose é qualquer tipo de doença resultante de uma infecção viral que tem curta duração, normalmente não ultrapassando 10 dias. Viroses são mais comuns em bebês e crianças, mas podem acometer adultos também.
A maioria dos quadros que chamamos de virose são autolimitados, ou seja, curam-se espontaneamente após alguns dias. Sendo assim, não há necessidade de nenhum tipo de tratamento específico. Isso não significa, porém, que o médico não possa prescrever alguns remédios visando o alívio dos sintomas do paciente, principalmente nos casos de febre e dor. Nos pacientes com vômitos e diarreia, o tratamento deve visar a adequada hidratação do paciente.
Uma medida importante para evitar a transmissão das viroses para outras pessoas e a lavagem frequente das mãos. A principal forma de transmissão dos vírus não é através do ar, mas sim através de mãos contaminadas
Febre Amarela:
A febre amarela é uma doença infecciosa de origem viral, transmitida através da picada de mosquito do gênero Haemagogus. É uma doença que atualmente só acomete países da África central e do norte da América do Sul, incluindo o Brasil, onde costuma ficar restrita a áreas silvestres.
A febre amarela é dividida em dois tipos:
Febre amarela silvestre – quando a infecção corre nas regiões de floresta e serrado. Esta forma é transmitida pelos mosquitos do gênero Haemagogus.
Febre amarela urbana – quando a infecção ocorre nas grandes cidades e áreas urbanizadas. Esta forma é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite dengue
As duas formas de febre amarela são idênticas, essa divisão tem apenas caráter epidemiológico para facilitar o controle da doença em áreas urbanizadas
Não existe tratamento específico para febre amarela. Não há um medicamento que cure a doença, o que torna a vacinação ainda mais importante. Nos casos graves o paciente é internado para controle das complicações e monitorização das hemorragias.