Filosofia, perguntado por athilaravel90, 4 meses atrás

escreva um texto sobre política e ideologia no minimo 30 linhas

Soluções para a tarefa

Respondido por cricienefranca
0

Resposta:

Política (do Grego: πολιτικός / politikos, significa " algo relacionado com grupos sociais que integram a Pólis "), algo que tem a ver com a organização, direção e administração de nações ou Estados. É o Direito, enquanto ciência aplicada não só aos assuntos internos da nação (política interna), mas também aos assuntos externos (política externa). Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.

A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em Pólis (cidades-Estado), nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas europeias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência dos Estados".

O termo política é derivado do grego antigo (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à Pólis, ou cidade-Estado grega. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.

A palavra ideologia foi usada pela primeira vez por Antoine Destutt de Tracy (1754-1836), filósofo francês, em seu livro Fundamentos da ideologia (1801-1815), publicado em quatro volumes quando estava exilado em Bruxelas. O Conde de Tracy havia participado da Revolução Francesa, mas não apoiou o governo que se formou posteriormente (o de Napoleão Bonaparte), o que o impeliu a sair da França.

Para ele, ideologia era uma ciência das ideias, aqui consideradas num sentido amplo, de estados de consciência, de percepções sobre si e o ambiente. As ideias seriam fenômenos naturais resultantes da interação entre o ser vivo e a natureza. Em seu estudo sobre a formação das ideias, apontou a percepção, a memória, a vontade e a razão como elementos determinantes nesse processo. Seu pensamento influenciou o positivismo de Auguste Comte.

O imperador Napoleão Bonaparte, em contraposição a Destutt, considerava sua conceituação de ideologia como uma forma de oposição ao seu governo. Em discurso perante o Conselho de Estado em 1812, ele deu ao termo ideologia o sentido de ilusão, chamando os opositores ao seu governo de metafísicos, cujas ideias não tinham conexão com a realidade histórica.

Marx, assim como Napoleão, era crítico à concepção de Destutt. Para Marx, os ideólogos promoviam uma subversão entre a realidade e o pensamento, submetendo aquela a este, isto é, invertendo a relação, de modo que os fatos se adequassem às ideias, e não as ideias aos fatos.

Perguntas interessantes