Escreva um texto sobre as semelhanças,influências e heranças da Era Vargas com o Brasil da atualidade... *O texto precisa ter 3 folhas no mínimo*...
Soluções para a tarefa
As marcas de Getúlio Vargas ainda estão presentes na sociedade brasileira 60 anos após seu suicídio, em 24 de agosto de 1954. Isso porque foi sob seus governos que surgiram políticas importantes, como a carteira de trabalho e a organização sindical. Historiadores e sociólogos explicam que essa herança possui lados positivos e negativos e afirmam que a importância do presidente ultrapassa os limites do país: é internacional.
O surgimento da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), da Carteira Profissional e da organização sindical foram algumas das medidas tomadas por Vargas que, na época, o aproximaram das classes menos favorecidas e ainda influenciam o dia a dia dos brasileiros.
Outro fato que se pode observar na política atual que carrega grande influência do governo Vargas são as medidas “populistas”, segundo alguns especialistas. “Atitudes tais como bolsa família, e outras que vêm sendo desenvolvidas desde o governo de FHC até o de Dilma Rousseff, passando por Lula, nada mais são do que paliativos sociais ao melhor estilo varguista”, disse o professor de História do ensino médio Cleuton Junior.
Confira as matérias do caderno especial do Rudge Ramos Jornal, edição 1.023:
Presidente governou como ditador e por meio das urnas
PTB e PDT se consideram herdeiros do getulismo
“O PTB continua seguindo getulismo”
“PDT tem princípios brizolistas”
Criado há 71 anos, CLT protege trabalhador
Sindicalismo implantado por Vargas não tinha poder de negociação
Carteira de trabalho criada em 32 ainda é objeto de desejo
Hugo, que sonha em ser músico, já tem sua carteira
Nemísio, 43, tem quatro carteiras cheias de registro
‘Pejotização’ é usada como forma de escapar de encargos da carteira
“O mundo inteiro vem trabalhando para flexibilizar os direitos trabalhistas”
Carta-testamento de Getúlio já foi bandeira política
Bibliografia ajuda a entender o período Getúlio
Assista ao vídeo:
Suicídio de Getúlio Vargas é tema de programa especial sobre 1954
Para o historiador, essa influência não é positiva. “Ao dar um pouco de benefícios, o povo não percebe que ainda faltam outros aspectos a serem melhorados, e aí deixa-se de reclamar por estar satisfeito ao receber um mínimo necessário.”
Por ter consolidado leis e criado outras medidas trabalhistas, Vargas foi considerado o “pai dos pobres”. Porém, segundo a cientista social Maria Antonia Dias Martins, o presidente não pode ser visto dessa forma. “O governo Vargas representou um desenvolvimento econômico, mas foi acompanhado por altas taxas de desemprego, baixos salários e outros problemas.”
A denominação populismo é outro fator que gera polêmicas. Segundo Maria Antonia, o termo que foi utilizado para definir o governo Vargas não pode ser usado para caracterizar os governos atuais. “Hoje, o termo populista foi apropriado no dia a dia, e principalmente pela mídia, como sinônimo de demagogia, mas só pode ser usado para um período histórico.”
Getúlio na Literatura - Quem quiser saber um pouco mais de um dos presidentes mais enigmáticos e importantes da história política do Brasil pode ler “História Popular: Getúlio Vargas e Sua Época”, de Antônio Augusto Faria e Edgard Luiz de Barros (Global Editora), “Brasil: De Getúlio a Castelo”, do brasilianista e Thomas Skidmore (Atual Editora), e “De Getúlio a Getúlio, o Brasil de Dutra e Vargas, 1945 a 1954”, de Francisco Fernando Monteoliva Doratioto e José Dantas Filho (Editora Paz e Terra).