História, perguntado por clarinhasv1, 7 meses atrás

Escreva um texto sobre a Reforma católica.
O texto deve possuir ao menos 15 linhas.

alguém pode me ajudar?
por favor?


clarinhasv1: qual das duas respostas de vcs estão certas?
jenitt3: dei uma analisada e pelo oq eu vi os dois textos estão corretos mas a diferença é que eu resumi o meu de forma mais simples e prática para você enviar para seu prof :)
clarinhasv1: A entendi, muito obrigada☺
clarinhasv1: https://www.youtube.com/watch?v=QkheKbaDZGs Escreva um texto de ao menos quinze linhas sobre o movimento de Contrarreforma e Reforma católica. (alguém me ajuda??)
clarinhasv1: eu fiz essa pergunta também, mais a resposta é a mesma dessa outra pergunta?
jenitt3: hm... não pois não add contrarreforma no texto mas e vc pesquisar vc acha
clarinhasv1: você pode me mandar a resposta por favor?
clarinhasv1: ?pd?
jenitt3: oh sinto mtt estou indo dormir agr respondi muitas perguntas hj me desculpe :(
clarinhasv1: Tudo bem, obrigada pelas respostas!!

Soluções para a tarefa

Respondido por jenitt3
1

Desde o século XIV começou a ficar bem claro a necessidade de algumas reformas na Igreja católica para que ela pudesse ser mais fiel à sua missão.  

Os movimentos reformistas de Wyclif, Jan Huss e de Martinho Lutero foram demonstrações de que a Igreja moderna precisava rever seus rumos, repensar algumas práticas e sistematizar melhor sua doutrina para adaptá-la aos tempos modernos frente às novas doutrinas do humanismo e do racionalismo que surgiam.  

Os concílios realizados no período imediatamente anterior da Reforma Protestante como o de Constança (1415-1418), Basíleia (1431-1449) e Latrão (1512-1515) já haviam lidado com algumas questões reformistas importantes, tentando atualizar o pensamento católico.  

Esta movimentação da Igreja vai se encaminhar em duas direções principais: Reforma das ordens religiosas tradicionais, com a criação de novas ordens renovadas e convocação de um Concílio Ecumênico para tratar das principais questões relativas à Igreja neste período.

está bom assim?


clarinhasv1: Obrigada!
Respondido por jonasdesousac
0

O processo de reformas religiosas teve início no século XVI na Europa. Foi uma ruptura com o domínio da Igreja Católica no campo religioso. O movimento reformista fez surgir várias igrejas protestantes.

A Reforma Protestante foi a grande transformação religiosa da época moderna, pois rompeu a unidade do Cristianismo no Ocidente.

No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero fixou na porta da igreja do Castelo as 95 teses que criticavam certas práticas da Igreja Católica.

Este fato é considerado estopim da reforma que mudaria para sempre o cristianismo.

As causas principais da Reforma Protestante foram:

1 - Abusos da Igreja Católica

A Igreja Católica vinha, desde o final da Idade Média, perdendo sua identidade. Gastos com luxos e bens materiais estavam tirando o objetivo católico dos trilhos. Muitos integrantes do clero estavam desrespeitando as regras religiosas, principalmente no que se diz respeito ao celibato. Padres que mal sabiam rezar uma missa e comandar os rituais deixavam os cristãos católicos insatisfeitos.

2 - Necessidades da burguesia

A burguesia comercial, em plena expansão no século XVI, ficou cada vez mais inconformada, pois os clérigos católicos estavam condenando seu trabalho. O lucro e os juros, típicos de um capitalismo emergente, eram vistos como práticas condenáveis pelos religiosos.

3 - Venda de Indulgências

Por outro lado, o papa arrecadava dinheiro para a construção da Basílica de São Pedro em Roma, com a venda das indulgências (venda do perdão).

4 - Interferências do papa na política

No campo político, os reis estavam descontentes com o papa, pois esse interferia muito nos comandos que eram próprios da realeza.

Perguntas interessantes