Escreva um texto para defender a seguinte tese: Fumar é prejudicial à saúde. Esta tese
deve estar colocada logo no início do texto.
Não se esqueça: antes de começar a escrever é importante que você pense nos argumentos
que vai utilizar. Podem ser argumentos de autoridade, que incluam depoimentos de
fumantes e ex-fumantes; argumentos baseados em raciocínio lógico (causa-conseqüência)
ou argumentos baseados em dados estatísticos e numéricos.
Para ajudá-lo, relacionamos alguns dos efeitos nocivos do cigarro: perda de cabelo,
catarata, formação de rugas, perda de audição, câncer de pele e do aparelho respiratório
(pulmões, laringe, faringe, garganta), prejuízos aos dentes, enfisema, osteoporose, doenças
cardíacas, úlcera gástrica, alteração nos espermatozóides etc.
A sua conclusão deve reforçar a tese defendida no texto.
Depois que seu texto estiver pronto, peça para alguém da sua família lê-lo e dizer se ficou
convencido, se acreditou no que você escreveu.
#LivroDoEstudanteENCCEJA
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os cinemas nas décadas de 20 a 80 era retratado o glamour de fumar, uma forma habitual de fazer propaganda, uma vez que tal prática, era promover na sociedade o uso ,visto como símbolo de riqueza e poder. Porém ninguém da época imaginava os malefícios causados pelo tabagismo á saúde, foi então a partir das primeiras pesquisas que associaram a doença cancerígenas ao cigarro. Ainda que com a descoberta, a prática persiste no século XXI. Nesse sentido, cabe avaliar os principais causas dessa problemática.
Em primeiro lugar ,vale destacar que mesmo com a proibição de anúncios, o produto é ainda muito utilizados pelos brasileiros. Sabe-se que, o público alvo das indústrias é atingirem os jovens desenvolvendo outros tipos de cigarro, como por exemplo narguilé e cigarros eletrônicos que são aromatizados e atraentes sendo mais vulneráveis ao modismo que, acaba acarretando uma reação em cadeia entre eles. Desse modo, virando o principal consumidor desse hábito pois, a nicotina possui um alto poder viciante sendo grande provável torna-se um adulto viciado. Conforme, os dados da folha de São Paulo 1 a cada 10 brasileiros é fumantes ,sendo sua maioria jovens entre 18 e 24 anos. Além dos danos á saúde ,a prática do tabagismo favorece o consumo de outras drogas, pois buscam efeitos mais intensos como as drogas ilícitas. Esse dado é confirmado por pesquisas acadêmicas da saúde (OMS)realizadas no Brasil e em outros países.
Em segundo lugar, destaca-se, o fator governamental como mais um desafio a ser combatido. Faltam medidas efetivas por parte das autoridades para a mudança desse cenário brasileiro seja alterado. Consoante ao número de causas de morte relacionadas ao tabaco são as doenças cardiovasculares, o câncer de pulmão e a DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). Além disso, lesiona também pessoas que compartilham o mesmo ambiente que o usuário pois, o contato com a fumaça expelida também é prejudicial. Em consequência disso, as pessoas que fumam acabam utilizando mais recursos dos sistemas de saúde que os não fumantes.
Logo, medidas públicas são necessárias para alterar esse cenário.É fundamental, portanto, a intervenção do Estado junto com o Ministério da Saúde, para a construção de clínicas de apoio, por meio de palestras de ex usuário e aconselhamento médico associado a terapia medicamentosa. Ademais ,fica a dever da mídia realizar propagandas , afim de abordar as consequências do fumo e dependência da nicotina no organismo de quem o consome.Com isso, espera-se reduzir o número da tal prática e o aumento da perspectiva de vida em toda sociedade.