Sociologia, perguntado por ThaisBraz, 8 meses atrás

Escreva um texto dissertativo em que reflita sobre a seguinte questão: "Preconceito é algo que se aprende?"

Não muito grande por favor ​

Soluções para a tarefa

Respondido por vncs321
40

Resposta:

lembrando q e uma resposta própria , e texto dissertativo n e curto

Explicação:

Basicamente O preconceito é um juízo de valor criado sem razão objetiva e que se manifesta por meio da intolerância. a própria palavra pode dar uma ideia da sua origem "pre" : antes . "conceito": Percepção que alguém possui sobre algo ou alguém; noção , ideia .

Sendo assim uma pessoa preconceituosa tem uma ideia , julgamento ou afirmação , a partir de um "achismo" . Grande maioria das vezes o preconceito e algo inato do ser humano , grande prova disso e que toda pessoa já foi preconceituosa de alguma forma . Mas também outras pessoas se tornan preconceituosas de forma extrema fazendo que os que vivam com ela , se tornem preconceituosas , devido o convívio.


ThaisBraz: Muito obrigada! Me ajudou muito e obrigada também por explicar sobre o texto dissertativo, não sabia disso.
vncs321: mas vc pode dar uma editada no texto
vncs321: pra ele ficar mais curto
laianesantos0702: MELHOR TEXTO PARABÉNS
vncs321: de nada
Respondido por diegofreitaslopes150
4

Resposta:

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar" (Nelson Mandela).

É impressionante como, em pleno século XXI, o preconceito continua a ser algo presente em nossa sociedade. Todos os tipos de preconceito nos fazem refletir que, talvez, a mente humana não esteja acompanhando a evolução tecnológica que hoje vemos.

Diferenças são normais, indiscutíveis, inegáveis, e lidar com elas nem sempre é tão fácil como esperamos. O convívio em grupo já é, por si só, uma tarefa difícil.

Muitas vezes, temos que engolir palavras, respirar fundo e pensar duas vezes antes de falar ou fazer algo: são passos básicos para uma vida harmônica e relativamente equilibrada. Mas, infelizmente, muitos ainda não aprenderam a superar e respeitar as diferenças, abrindo, assim, caminhos para o preconceito, a discriminação e as atrocidades que deixaram e deixam marcas absurdas em todos os tipos de sociedade.

São as diferenças que tornam a vida mais interessante, a diversidade nos ensina o conhecimento. Uma pessoa não é igual a outra, mas isto não significa que uma seja melhor ou pior que a outra, as diferenças existem e precisam ser respeitadas. O preconceito nada mais é que um juízo preconcebido fruto da ignorância, um desconhecimento pejorativo referente a pessoas ou lugares e só pode ser vencido pelo conhecimento e instrução. É a pessoa preconceituosa quem precisa melhorar como pessoa e como ser humano e não a pessoa vítima da discriminação.

Perguntas interessantes