Português, perguntado por dudifernandes, 1 ano atrás

escreva um texto, de opinião posicionando-se em relação ao tema:As causas da Violência

Soluções para a tarefa

Respondido por MeninaComplicada
0
A violência está aumentando nas principais cidades brasileiras, incluindo Rondonópolis. Refiro-me aos assaltos, roubos, latrocínios, homicídios… Cresce o medo e a insegurança, impedindo que tenhamos a liberdade necessária para vivermos com mais tranquilidade no dia-a-dia. A grande questão é quais são as principais causas que motivam muitas pessoas a entrarem no mundo do crime. A busca da resposta correta é crucial para encontrarmos as soluções mais adequadas para enfrentar e erradicar este fenômeno social. Existem visões divergentes sobre estas causas, o que determina as estratégias políticas adotadas para a solução do problema.
Irei destacar as duas visões principais que buscam compreender as causas e propor soluções para a violência em nosso país. A primeira visão é a que tem como foco ou alvo direcionado para as ações dos indivíduos chamados de criminosos ou bandidos. E, consequentemente, enfatizam-se as pessoas que são vítimas da violência. É um olhar que se dirige exclusivamente para as atrocidades cometidas, um olhar que se encerra nestas condutas deploráveis. Logo, a saída para resolver a violência, de acordo com esta visão, restringe-se, basicamente, em enfrentar os bandidos, o que implica em leis mais rígidas, mais policiamento, punição severa, eliminação física.
Esta primeira visão é amplamente difundida pelos meios de formação da opinião pública, inclusive com muito sensacionalismo, pois ela é do interesse dos setores conservadores, estes que não desejam uma sociedade mais igualitária. Cito como exemplos as matérias produzidas sobre a violência em Mato Grosso pela TV Centro América divulgadas entre os dias 14 a 18/09/2015. Muitas pessoas foram entrevistadas, a maioria vítimas da violência, e todas revelaram esta visão limitada à ação dos criminosos, e apontaram como única solução a intensificação da repressão aos criminosos. Outro exemplo: o jornal Folha de São Paulo publicou uma matéria no dia 05/10/2015 – resultado de uma pesquisa do Datafolha – segundo a qual 50% dos brasileiros nas grandes cidades defendem o ditado da polícia “bandido bom é bandido morto”, ou seja, a sua eliminação física como solução para o problema da violência. Esta postura do público é, em boa medida, resultado da influência dos meios de comunicação, entre outros meios de difusão.
Outro exemplo que tomo a liberdade de apresentar é o editorial do nosso jornal local A TRIBUNA, publicado no dia 07/10/2015, que, ao criticar esta visão de 50% dos brasileiros que defendem a morte dos bandidos, se limita, no entanto, em apontar as mesmas medidas paliativas da primeira visão como solução para o problema: “leis mais rígidas, um Poder Judiciário mais ágil e uma polícia mais eficiente, melhor equipada e remunerada”. Portanto, os meios de comunicação social defendem como solução efetiva o enfrentamento dos bandidos, e não direcionam o olhar para a análise das causas mais profundas do problema.
Esta visão vê o problema pela metade, pois não se pergunta o que motiva ou gera os criminosos na nossa sociedade. Ela enxerga apenas a ponta do iceberg, a parte mais visível, a ação dos criminosos e as respectivas vítimas. Daí as soluções serem de curto prazo, imediatas, tais como a defesa de leis mais rígidas, punição severa, policiamento… Sem dúvida, tais medidas são necessárias, pois a criminalidade deve ser dificultada ao máximo e seus autores pagarem por isso (julgamento e prisão). Porém, estas ações do Estado não bastam para a solução definitiva do problema.
A segunda visão é a que pergunta sobre o que motiva a prática criminosa, ou seja, quais são as causas que produzem os criminosos. Esta visão não se limita ao bandido em si, mas procura ir além, busca as causas originais, mais profundas. Não vê apenas a ponta do iceberg, e sim procura ver também a parte menos visível, submersa, ou seja, todo o bloco de gelo. As principais causas da violência são sociais, uma vez que todos somos frutos do meio social. A criança não nasce bandida! A solução definitiva do problema, consequentemente, também é social.


MeninaComplicada: A violência está aumentando nas principais cidades brasileiras, incluindo Rondonópolis. Refiro-me aos assaltos, roubos, latrocínios, homicídios… Cresce o medo e a insegurança, impedindo que tenhamos a liberdade necessária para vivermos com mais tranquilidade no dia-a-dia.
MeninaComplicada: Textinho acima ^ <3
Respondido por guiseabra
2
EU SO SEI ISSO a violencia e causada por mais violencia ou no caso discussoes uma das causas principais e falar mal de alguem e tambem brincadeiras no qual algo da errado causando uma briga a mais perigosa e a vingança no qual como exemplo uma pessoa e machucada por algo e ela ou os pais vão buscar vingança ou revidar causando grandes problemas
ESPERO TER AJUDADO: )

Perguntas interessantes