escreva um texto de no mínimo cinco linhas descrevendo os animais aquáticos e aéreos; levando em consideração que eles se locomovem em um ambiente líquido e gasoso respectivamente, descreva as principais diferenças entre o formato de ambos, o que eles necessitam para nadar ou voar, seus hábitos de vida, etc.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Há muito o que dizer sobre esses dois grupos de animais!
As aves são animais vertebrados que se destacam pela presença de suas penas, uma característica exclusiva desse grupo. Muitas espécies apresentam a capacidade de voo, mas nem todas voam, havendo espécies nadadoras e corredoras. Atualmente, estima-se que existam cerca de 10 mil espécies diferentes de aves em todo o mundo, sendo possível citar como exemplos a águia, o gavião, o pombo, a galinha, a ema, o pato, o pinguim, o avestruz, entre outras. Outra característica marcante é o fato de esses animais serem endotérmicos, ou seja, mantêm a temperatura constante do seu corpo graças ao seu metabolismo. Com isso, esses animais podem viver em diferentes ambientes, uma vez que não precisam do calor externo para se aquecer. Encontramos aves em quase todos os lugares do planeta, sendo possível observá-las, por exemplo, em regiões desérticas, nos polos, nas florestas e ilhas oceânicas.
Já os animais aquáticos são aqueles que vivem a maior parte do tempo dentro da água, seja ela de rios, lagos ou mar. A primeira coisa que se pensa é: "animais aquáticos são peixes", sim, mas não só peixes. Existem uma infinidade de moluscos, mamíferos, insetos, anfíbios, répteis e até aracnídeos. Assim, eles podem viver em mares, rios, lagos e em qualquer ambiente em que exista água.
Das diversas diferenças entres esses dois grupos de animais está sua forma de respiração; animais aquáticos normalmente respiram por brânquias, já os aéreos possuem um conjunto de sacos aéreos que funcionam com sua respiração pulmonar. Suas características físicas também são diferentes! Aves possuem asas, bicos e ossos pneumáticos (ossos com cavidades que as tomam mais leves, o que facilita o voo). Já os animais aquáticos, como peixes, possuem boca, escamas e nadadeiras.