Escreva um texto, de no máximo 5 linhas, sobre as diferenças e semelhanças das culturas INCA e ASTECA.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os maias, incas, astecas e olmecas foram algumas das maiores civilizações antigas da História. Porém, muitas pessoas confundem a origem desses povos que dominaram por muito tempo algumas regiões da América do Norte, Central e do Sul.
Os olmecas, por exemplo, são frequentemente esquecidos, e as outras civilizações são muitas vezes agrupadas de forma confusa como se fossem do mesmo local e época, mas todas elas são completamente diferentes entre si.
Em suma, os maias vieram antes, estabelecendo-se onde hoje fica o México com influências ainda em outros países vizinhos. Essa civilização foi uma cultura mesoamericana pré-colombiana notável por sua língua eEm seguida, vieram os olmecas, que também viveram nesse mesmo território e por um período similar. Os cientistas acreditam que os maias e olmecas se influenciaram mutuamente.
Os olmecas não construíram nenhuma das grandes cidades, mas foram organizados e prósperos. Já o império inca desenvolveu-se na região da Cordilheira dos Andes, com maior predominância no Peru, mas se estendendo à Bolívia, Chile e Equador até 1.533.
Finalmente, a civilização que durou menos tempo foi a asteca, que dominou de 1.325 até 1.521 em alguns territórios mexicanos. Conheça agora mais detalhes de cada uma delas abaixo.scrita, artes, arquitetura, matemática e sistemas astronômicos.
Explicação:
Os maias formaram uma das primeiras civilizações mesoamericanas da História (dividindo esse título com os olmecas), começando por volta de 2.600 antes de Cristo. Eles foram extremamente importantes por desenvolver um sistema de escrita eficiente com excelência.
Geralmente chamada de hieroglífica, por uma vaga semelhança com a escrita do antigo Egito, a escrita maia era uma combinação de símbolos fonéticos e ideogramas. Além disso, a arquitetura maia também se destacava.
Eles construíram a maior parte de suas grandes cidades entre os anos de 250 e 900 depois de Cristo, quando atingiram o seu mais elevado estado de desenvolvimento. As famosas cidades de Tikal, Palenque, Copán e Calakmul foram construídas por eles, ganhando ainda mais destaque pelos seus monumentos cheios de detalhes.
Os mais notáveis são as pirâmides feitas em seus centros religiosos, junto aos palácios de seus governantes. Outros restos arqueológicos muito importantes são as chamadas estelas (ou “tetun”), que são monólitos de proporções consideráveis que descrevem os governantes da época e eventos, que foram gravados em caracteres hieroglíficos.