História, perguntado por lucasgonzaga445, 9 meses atrás

Escreva um texto crítico sobre o Brasil da Ditadura militar e analise as oposições dos governos militares (1964 - 1985), e exponha as medidas tomadas por esses governantes. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por Psycotc
3

Resposta:

Leia o Final, pois lá está o meu ponto de vista, o resto é História.

Explicação:

Em 1964 o Primeiro Presidente militar foi o Castelo Branco, o Brasil vinha de uma crise ocasionada nos governos anteriores após eles pegarem dinheiro do exterior, e a dívida externa subiu demais. Então Castelo Branco criou o Programa de Ação Econômico do Governo (PAEG) onde chegou a reduzir os salários e a congela-los. Nesses pacote foi criado o Banco Central e o Conselho Monetário.

Neste contexto já havia acontecido o AI I (que determinava a mudança da constituição, caçava mandatos e suspendia os direitos políticos), como essas medidas eram impopulares, os Governadores -que ainda eram eleitos pelo povo- começaram a reclamar do governo, isto serviu de gatilho para aplicar as próximas medias autoritárias:

1965 AI2 - Presidente da república será eleito indiretamente e no Brasil haveria somente 2 partidos ARENA e MDB- isso causou muito alvoroço até mesmo porque a perseguição contra o MDB e até críticos deste regime se intensificava, mas era somente o começo.

1966 AI3 - Governadores e Prefeitos serão escolhidos pelo presidente, e as Assembleias dos estados escolheram indiretamente - De novo retirando o poder do povo para comandar muito mais.

1966 AI4 - Nova Constituição implantando tudo o que já fizeram de abusivo agora na carta magna - foi assim os primeiros anos do Regime/Ditadura Militar.

1967 Presidente Costa e Silva, como ia ficando cada vez mais acentuada a critica ao governo federal, um deputado chamado Márcio Moreira Alves do MDB, em um até de repúdio solicitou que toda a população boicotasse o desfile de 7 de setembro de 1698, isto deu energia para o que chamamos de "verdadeiro controle" sobre todos.

Dezembro 1968 AI5 - Agora todos os direitos civis e políticos foram revogados da população, prisões, inquéritos, busca e apreensão poderiam ser feitos sem o devido processo legal, qualquer um poderia ser investigado, preso e julgado sem a menos temporariedade ou algo de verdadeiro ilegalismo.

O DOI-CODI (Destacamento de Operações e Informações - Centro de Operações de Defesa Interna) perseguiu e prendeu diversas pessoas, pois estavam indo contra o que os mesmos faziam, a guerrilha armada e pois isso realmente prendiam e torturavam para saber informações de onde era a base etc.. Muitos informam que eram perseguidos somente os Comunistas e os que tramavam contra a soberania nacional para implantar um outro regime também ditatorial como o Comunismo. Outros dizem que lutavam pela democracia e pegaram em armas porque era necessário assim fazer (por mais que hoje haja vídeos os guerrilheiros afirmando que lutavam pela revolução comunista).

Está são as 2 vertentes da história, houve repressão máximas pois havia guerrilha para implantar o comunismo, MAS nada explica a repressão em todos os setores inclusive nas musicas ETC. Ambos erraram, mas até hoje batalham para implantar o Comunismo no Brasil.

Essas foram as piores medidas realizadas pelo governo militar e o contexto daquela época, após isto houve a redemocratização mas os conflitos chegam até aqui depois é só na paz.

Abraço

Perguntas interessantes