ENEM, perguntado por flowerssousa, 1 ano atrás

Escreva um texto, contendo no mínimo dez linhas, que aborde sua opinião sobre o modelo adotado de Industrialização por Substituição de Importações durante o primeiro mandato do governo do Presidente Vargas (1930-1945), respondendo a seguinte pergunta:

Você entende que a adoção desse modelo de industrialização contribuiu para desenvolver o país ou esse governo poderia ter adotado outro posicionamento? Justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por alexian1
8
A adoção da Industrialização por Substituição de Importação na era de Vargas, foi bastante benéfico para o país e proporcionou em momento de crise um processo de industrialização de produtos nacionais, por tanto o Brasil deixa de ser um país exportador de produtos primários e passa a ter receitas de sua produção industrial com venda da mesma, no mercado interno e externo. Beneficiou também a economia nacional com a geração de novos empregos, para a demanda das industrias emergentes.
Essa adoção se fez necessária com a crise internacional mundial que iniciou-se com a Depressão americana de 1929 e logo mas com a deflagração da II Guerra Mundial, que derrubou moedas invisibilizando os câmbios e onde os mercados americano e europeu sofreram à guerra, quase que totalmente pararam de consumir os produtos exportados do Brasil, por não sarem de necessidade primária, a exemplo do café, principal impulsionados da economia brasileira na época.
A Industrialização por Substituição de Importação permitiu a introdução de novas tecnologias e aprimoramento de outras já praticadas aqui. Sem elas não conseguiríamos transpor tantas crises econômicas que passamos até os dias atuais. Se tal medida não fosse tomada, naquele momento de crise, o Brasil não seria sequer uma nação emergente.
Perguntas interessantes