Filosofia, perguntado por samiragat28, 1 ano atrás

Escreva um texto, contando a historia da fisica, mostrando como se da a mudança do paradigma aristotélico para o experimental. 30 linhas


samiragat28: Preciso urgente

Soluções para a tarefa

Respondido por willananias
0

Aristóteles, ao contrário de seu mestre Platão, focou a busca pelo conhecimento não em um mundo ideal, mas na investigação do mundo sensível. Assim sendo, em vez de imaginar que as árvores são cópias de uma ideia pura de árvore existente em um mundo separado da realidade sensível, Aristóteles defendia que poderíamos adquirir conhecimento sobre as árvores examinando os diversos exemplares de árvores disponíveis e usar nossa razão para compreender o que exatamente são as árvores. Desse modo, a filosofia aristotélica foi de grande importância para o desenvolvimento das ciências da natureza como a física.

Ocorre que o paradigma aristotélico de obtenção de conhecimento era bastante centrado no raciocínio dedutivo. Para Aristóteles, todas as coisas possuíam causas que determinavam seu ser e, portanto, a atividade científica envolvia considerar essas causas últimas e utilizá-las para definir situações particulares. Como exemplo, considere uma pedra que cai no chão. Na visão aristotélica, isso ocorre por conta da pedra possuir uma propensão a retornar ao seu lugar natural ou, em outras palavras, a causa final da queda da pedra (seu télos ou seu propósito) é permanecer no centro da terra. Já o local natural da fumaça seria o céu e por isso a fumaça sobe. Em suma, no ponto de vista da física aristotélica, todas as coisas se movem devido às suas tendências próprias de buscarem um local natural e, portanto, uma descrição metafísica geral é necessária para explicar o movimento dos corpos. Esse pensamento foi incorporado por muitos pensadores posteriores, especialmente na Idade Média. Autores medievais, como Tomás de Aquino, que seguiam a linha aristotélica ficaram conhecidos como escolásticos.

A partir da era moderna, a partir dos séculos 16 e 17, o paradigma aristotélico aos poucos foi sendo substituído por um paradigma experimental, apoiado em um método científico focado em raciocínio indutivo. Esse método foi desenvolvido por diversos filósofos, sendo Francis Bacon e Galileu Galilei alguns dos nomes mais importantes. Nessa nova visão experimental, o estudioso não apenas observa os fenômenos e tenta explicá-los em termos de suas causas finais, mas elabora hipóteses e realiza experimentos controlados para verificar se suas hipóteses podem ser generalizadas para uma teoria.

Podemos dizer que uma das principais diferenças entre o pensamento aristotélico e escolástico com relação ao pensamento experimental desse novo método científico dos modernos, portanto, é a preferência por um raciocínio indutivo (descobrir generalizações a partir de particularidades) em vez de um raciocínio dedutivo (considerar premissas gerais e definir as particularidades). A aplicação desse novo modo de pensar levou a diversas inovações científicas, sendo uma das mais marcantes a mudança de visão de mundo geocêntrica (onde a Terra era tomada como centro do universo) para uma visão heliocêntrica (onde o Sol é o centro e a Terra se move ao redor dele).

Perguntas interessantes