Escreva um texto comparando as duas embarcações destaque aspectos comuns e diferentes entre elas a composição das viagens os propósitos e as condições de viagem de cada uma
Soluções para a tarefa
Resposta:
As grandes navegações ocorreram no século XV e XVI e principalmente foram realizadas pelos portugueses .
As navegações foram difícieis pois havia pouco espaço no barco , muitos morriam , não sabiam o que iam encontrar pela frente e quanto tempo levariam .
Essas navegações foram principalmente pelo Atlântico . Elas ocorreram porque eles estavam a procura de novas terras e novas rotas de comércio ( riqueza ).
A vida a bordo era difícil, pois muita gente morria durante a viagem por causa do espaço a bordo e pela falta de comida, água, pelo frio e doenças. Os passageiros ficavam na mesma câmara, em camas de viagens, tinham disponível 50 centímetros quadrados com o direito de um baú e os nobres e o capitão do navio ficava numa câmara de 2,2 metros quadrados. Já os Grumetes(crianças de 7 a 16 anos, aprendizes) ficavam amontoados no convés a céu aberto e por isso morriam de pneumonia e sem o direito de nenhuma cama.
Para passar o tempo, os tripulantes jogavam jogos principalmente de azar. Nesses jogos trocavam-se bens e benefícios e faziam-se promessa a cumprir quando chegarem.Alem disso, eles pescavam e contemplavam o ambiente.
Os tripulantes tinham diferentes tarefas, como: o capitão(o lider);capitão mor; piloto; sota-piloto; mestre; contra-mestre; guardião; dois trinqueiros;marinheiros; gurmetes;mestre bombardeiro ou condestavel; bombardeiros; capelão; pajens; meirinhos ou alcaide; despenseiros; artíficeis; cirurgião; barbeiros sorurgiões;arpinteiros;calafates; tanoeiros.
Os navegantes imaginavam que havia muitas coisas dentro do mar inclusive que a terra era plana então se eles forem navegando sempre em frente logo iriam cair em um grande abismo. Acreditavam que haviam vários monstros (por isso o oceano atlântico era chamado de mar tenebroso) e também que ao sul deste mar as águas eram tão quentes que ferviam. Além disso achavam que os oceanos iriam se abrir para engolir os navios.
Algumas lendas em que eles acreditavam eram: a arca de Noé, a paixão do rei sol, os deuses marinhos, Poseidon, o deus do mar e muitas outras. Eles acreditavam que os deuses marinhos se originaram assim: existia o Caos,o Urano (céu) e a Gaia (Terra), deles nasceram os titãs. Um titã chamava-se Oceano e casou-se com Tétis (filha do céu) que nasceram 3mil oceânides, ninfas marinhas e 3mil rios. O mais forte dos Titãs chamava-se Cronos (tempo) quem teve muitos filhos com Reia. Ele tinha medo de que seus filhos os destronassem então os devorava, mas Réia conseguiu salvar Zeus, e Zeus matou Cronos que vomitou seus irmãos Posseidon, Hades e Hera (e todos os outros) tornando-se o deus supremo. Posseidon (deus do mar) casou-se com Anfitrite (filha de Oceano) que nasceu Tritão (homem que deu origem aos tritões).
A arca de Noé é uma lenda sobre que Deus fez chover inundando a terra para limpar a maldade. Outra lenda é a paixão do rei sol, é sobre o rei que encontra uma menina muito bonita a beira do mar, ela mergulha e desaparece nas ondas. Decepcionado, ele começa a chorar e inunda a terra. Uma tartaruga encontra a menina e a leva ao rei desanuviando a atmosfera. Além de todas essas lendas também fazia parte do imaginário o dilúvio (sobre águas invadindo a terra pelas glaciações).
Explicação:
oi apagaram minha resposta