Pedagogia, perguntado por samuelmktricolor, 6 meses atrás

Escreva um texto com, no mínimo, 5 linhas e, no máximo, 10 linhas que apresente informações que respondam à pergunta realizada a seguir:
Qual é a importância de uma formação consistente para o educador social e como essa formação pode auxiliá-lo no processo de desenvolvimento dos indivíduos com os quais atua nas práticas educativas não escolares?

Soluções para a tarefa

Respondido por brunamacedo747
8

Resposta:

Explicação:

Poucos são os estudos sobre a prática de educação não-formal, embora diferentes seguimentos da sociedade venham direcionando o olhar para esta pedagogia social como campos de conhecimento e de ação profissional.

A escola é uma instituição que desenvolve papel central na formação dos educandos que por ela passam, exercendo principalmente acesso aos conhecimentos historicamente sistematizados. Porém, a educação vai além do espaço delimitado pelos muros escolares e salas de aula.

O indivíduo ao longo de toda a trajetória de vida adquire conhecimentos concebidos por suas próprias experiências, por relações sociais com outros indivíduos, no âmbito familiar e em instituições educadoras formais e não formais. Esta última nada mais é que um processo de aprendizagem social centrada no indivíduo, por meio do desenvolvimento de atividades extra-escolares. É um processo voluntário de aprendizagem e de educação fora da escola, que acontecem em ongs, instituições religiosas, iniciativas particulares e programas sociais públicos.

A prática da educação não-formal desenvolvidas por diversas instituições, ocupam o aluno com atividades produtivas e longe do tempo ocioso inverso ao escolar, onde um número grande de crianças ficariam pelas ruas, sujeitas à conhecerem uma realidade bastante real no país, como drogas, cigarro e bebida. Ao contrário, a criança ou adolescente frequentadora de projetos sociais, tem a oportunidade de aprenderem uma profissão, pelo fato de que a maioria das instituições e projetos de educação não-formal desenvolvem seus trabalhos por meio de oficinas culturais, esportivas e profissionalizantes.

Dentre os fatores considerados importantes para o surgimento da educação não-formal, pode-se citar as mudanças ocorridas nas estruturas familiares de classe alta, e até mesmo aquelas mudanças que resultaram devido às modificações nas próprias relações de trabalho, assim como o fato das crianças e jovens na atualidade não terem espaço seguro para desenvolverem a socialização no mundo moderno e suas transformações, no sentido de redirecionarem e reorganizarem a estrutura familiar conforme as necessidades de espaço, trabalho e localidade, e até mesmo a preocupação de deixar os filhos, sendo que os pais, por opção ou por necessidade, são direcionados para o campo profissional.

As crianças e adolescentes, muitas vezes, levam consigo angústias e sentimentos de injustiça para as oficinas, e suas expectativas são unicamente serem ouvidos, cabendo ao educador utilizar-se de várias estratégias para que o diálogo aconteça, buscando a compreensão e transformando-a em valorização, fazendo da sua ação um multiplicador, capaz de transformar o estigma em qualidade, reintegrando o educando ao caráter colocado socialmente.

No contexto educação não-formal, o trabalho do educador e dos oficineiros, necessitam de muita dedicação, criatividade e amor, pois para os educandos manterem-se participativos diariamente, as atividades devem ser prazerosas e dinâmicas, capazes de deixá-los envolvidos e compreendendo que aquele espaço onde frequentam, é de grande valia para torná-los bons cidadãos

Respondido por viniciusrm19
3

Uma formação consistente é capaz de preparar os educadores sociais para todas as práticas, sobretudo as não escolares, visto que estará consciente das novas experiências, assim como a resiliência a ser aplicada nas diversas situações.

A formação consistente permite que o educador esteja mais preparado e munido das ferramentas pedagógicas necessárias para garantir um melhor ensino.

A partir desta formação, o educador poderá atuar tanto em práticas escolares, como não escolares, visto que o desenvolvimento dos indivíduos não deve ser somente intelectual, mas também moral.

Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/15250451

Anexos:
Perguntas interessantes