Escreva um texto com no mínimo 15 linhas sobre o desmatamento da Amazônia
Soluções para a tarefa
Resposta:
O desmatamento e um dos principais problemas ambientais da atualidade. Ele é responsável pela destruição ou modificação significativa em florestas, matas e outros tipos de formações vegetais. Além de causar prejuízos para a flora de um bioma, pode também afetar a vida de várias espécies animais.
Principais causas do desmatamento:
- Extração ilegal de madeira;
- Criação ou ampliação de áreas para agricultura ou pecuária;
- Incêndios criminosos ou causados por ação da natureza como, por exemplo, queda de raios em locais de vegetação seca;
- Utilização da queimada de vegetação como técnica agrícola. Além de prejudicar o solo, é altamente perigosa, pois pode se alastrar para áreas de florestas. Esta
Explicação:
Resposta:
Desmatamento Amazônico: um comportamento inaceitável
Explicação:
O desmatamento na Amazônia corresponde a um ato humano que promove atualmente muita preocupação. Interesses socioeconômicos são, essencialmente, os motivos desse ato depredador.
Segundo órgãos ambientais nacionais, a exemplo do IBAMA ou do ICMBIO, o relaxamento de fiscalização nos últimos anos permitiu aumento de invasão de terras protegidas, mineração irregular contaminando rios, solos e vegetações, além de incêndios de grande porte, destruindo extensas áreas, promovendo, portanto, forte poluição no ar e, gerando impacto ou efeito destrutivo de todo um complexo ecossistema amazônico. O aumento descontrolado e ilegal de pastagens em áreas de florestas ou a extração ilegal de madeiras, invariavelmente destrói, direta e indiretamente, boa parte da flora e fauna amazônicos, aqui considerando todo o complexo biogeográfico dos estados aos quais pertencem ou abrangem esse bioma.
Considerando, por fim, que o bioma Amazônico é patrimônio nacional (e até da própria humanidade como um todo) em decorrência de sua indispensabilidade ao regime de chuvas e estabilidade do clima em todo o planeta, mostra-se indispensável mudança de atitude e rigoroso controle sobre esse singular patrimônio humano sob pena de continuidade da presente degradação com efeitos imprevisíveis sobre todos nós.