Escreva um texto com mais ou menos dez linhas sobre a importância da diversidade cultural nas sociedades.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As diferenças fazem parte de um processo social e cultural e que não são para explicar que homens e mulheres negros e brancos, distinguem entre si, é antes entender que ao longo do processo histórico, as diferenças foram produzidas e usadas socialmente como critérios de classificação, seleção, inclusão e exclusão.
As diferenças culturais são essenciais em todas as sociedades, pois são as diferenças que fazem a diferença, é a diversidade que oferece oportunidade de conhecer o outro, de respeitar, entender, analisar e estudar os conhecimentos culturais passados, na busca de enriquecer as diversas culturas do presente.
Certamente, quando nos deparamos com as diferenças, essas mesmas diferenças nos fazem refletir, e ampliar nossa visão de mundo, de sociedade, de saberes, de valores éticos e morais. Carvalho (2013), afirma:
É preciso valorizar a diversidade em conjunto com as teorias e culturas, para assim sobrepor as barreiras e colisões que existem na sociedade ofertando desse modo melhorias no âmbito educacional da maneira que se espera para o desenvolvimento do país… Uma educação acolhedora que tem em vista considerar em toda área educacional todos os estudantes no seu beneficio à escolarização. (CARVALHO, 2013)
Resposta:
Cultura é um conjunto de princípios (explícitos e implícitos) herdados por indivíduos membros de uma dada sociedade, princípios esses que mostram aos indivíduos como ver o mundo, como vivenciá-lo emocionalmente e como se comportar em relação ás outras pessoas, ás forças sobrenaturais ou aos deuses e ao ambiente natural. Essa cultura também proporciona aos indivíduos um meio de transmitir suas diretrizes para a geração seguinte mediante o uso de símbolos, da linguagem, da arte e dos rituais. Em certa medida, a cultura pode ser vista como uma “lente” herdada para que o indivíduo perceba e entenda o seu mundo e para que aprenda e viver nele. Crescer em determinada sociedade é uma forma de enculturação pela qual o indivíduo, aos poucos, adquire a sua “lente”. Sem essa percepção de mundo, tanto a coesão, quanto à continuidade de qualquer grupo humano seriam impossíveis.
O Brasil é um país rico em conhecimentos, saberes e diversidade cultural, por outro lado, não podemos deixar de acrescentar, a grande desigualdade social que existe no Brasil. Por este motivo, verifica-se a importância de se obter na escola um ensino-aprendizagem voltado ás mais diversas culturas brasileiras, pois é fundamental trabalhar com os discentes a importância dos povos indígenas no Brasil, os quais constituíram a população nativa do país, em seguida, os povos portugueses, os quais colonizarão a nação, e posteriormente os negros africano que foram trazidos para o Brasil, e explorado a força de trabalho dos mesmos. Os escravos eram considerados pelos seus senhores como uma “mercadoria/ propriedade”, em outras palavras, (negros – escravos dos senhores de posses de terras).
O processo por meio do qual o homem dá sentido a si e a todas as coisas que o cercam: a natureza e o outro com o qual estabelece relações de convivência. A cultura não possui conteúdo em si mesma: é produto exclusivo da condição humana. O homem é tanto seu produtor quanto é por ela produzido.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO