História, perguntado por giovannicinelli, 1 ano atrás

escreva um resumo sobre a primeira vinda no brasil , abordando os seguintes termos motivos levaram d pedro a proclamar a independencia os primeiros países que reconheceram a independencia do brasil; a dissolução da assembleia constituinte de 1823; as caracteristicas da constituição de 1824; a confederação do Eguador; a guerra cisplana; o problema da sucessão do trono português; a impopularidade do imperador; crise e abdicação

Soluções para a tarefa

Respondido por gabriellyalvesvieira
0
Para se entender um fato histórico deve-se compreender o contexto de sua época e os acontecimentos que o antecederam. Uma revolução, guerra ou revolta não acontecem sem motivos, por capricho. Fatos vão se acumulando até convergirem para um momento histórico. Momentos esses, muitas vezes representados por um nome ou liderança que é apenas um símbolo dos anseios de gerações inteiras de homens e mulheres anônimos que, aos poucos, vão fazendo a história. A independência do Brasil, comemorada em 7 de setembro de 1822, é um exemplo dessa dinâmica.
Meses antes de D. Pedro proclamar a independência, ideias de emancipação não eram a prioridade entre a maioria dos políticos, juristas, militares, jornalistas e dos cidadãos comuns no Brasil. Pode-se mesmo afirmar que a população brasileira foi surpreendida pela proclamação de sua independência. A separação de Portugal aconteceu mais pelo esforço dos parlamentares lusitanos em tentar manter o Brasil num nível político mais baixo, pretendendo também impor restrições econômicas desfavoráveis aos brasileiros.

Os motivos da independência do Brasil

Se a decisão de proclamar a independência pode parecer, num primeiro momento, como algo impulsivo, é na verdade consequência de uma série de fatores políticos e econômicos, externos e internos, que agravavam gradativamente as tensões no Brasil desde o final do século XVIII. Movimentos externos ao Brasil como a Revolução Francesa (1789-1799), a independência dos Estados Unidos da América (4 de julho de 1776) e do Haiti (1º de janeiro de 1804) serviram como inspiração para revoltas internas como a Conjuração Mineira em 1789, a Conjuração Baiana (Revolta dos Alfaiates) em 1798 e a Revolução Pernambucana de 1817. A rejeição ao absolutismo monárquico e ao colonialismo aumentava internacionalmente e dentro do Brasil. O crescimento do livre comércio induzia a um clima contrário às vantagens econômicas dos portugueses e ao excesso de impostos. A transferência da Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808, ocasionou a elevação do território à condição de Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, proporcionando maiores relações comerciais e diplomáticas com nações estrangeiras, permitindo aos brasileiros uma autonomia política e econômica que até então não possuíam e da qual não permitiriam diminuição.
Perguntas interessantes