Escreva um pouco sobre a degradação do solo e como evitar . Me ajudem por favor
Soluções para a tarefa
Resposta:
A degradação dos solos pode ocorrer por meio de erosão,da acidificação ousa acumulação de materiais pesados,levando a diminuição de nutrientes minerais e de matéria orgânica (húmus),o que pode restringir ou inviabilizar o uso do solo para a agricultura.
Algumas das soluções para a degradação do solo que visam sua preservação e conservação, são:
Plantio Correto: plantar em épocas chuvosas e escolher sementes de boa qualidade é fundamental para evitar a perda de nutrientes e aproveitar a infiltração da água, retendo a umidade e facilitando a adubação
Explicação:
↑
Resposta:
Por ser considerado um dos recursos naturais mais complexos do planeta, o solo é um elemento fundamental para a manutenção da vida humana, dos ecossistemas e dos ciclos naturais. Um solo não degradado é rico em nutrientes essenciais para a produtividade da terra e para o sistema agrícola, além de ser um importante reservatório de água e servir de habitat para inúmeras espécies e micro-organismos.
A degradação do solo é resultado de fatores naturais e, mais frequentemente, pelo uso indiscriminado e da má conservação e preservação por parte das atividades humanas. O solo é um recurso limitado e não renovável e, portanto, a preocupação com a sua preservação vem sendo cada vez mais discutida e abordada. De acordo com Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 33% da terra encontrada no planeta já é considerada infértil pela sua degradação, um índice considerado bastante alarmante.
O que fazer para evitar a degradação do solo
O solo é considerado um sistema complexo e dinâmico que necessita da adoção de medidas que visam sua preservação a fim de restaurar e manter a fertilidade e a produção agrícola responsável. Quanto a degradação do solo causada pelo ser humano, é preciso uma maior conscientização social para se promover o manejo sustentável da terra e de seus recursos naturais.
Algumas das soluções para a degradação do solo que visam sua preservação e conservação, são:
Plantio Correto: plantar em épocas chuvosas e escolher sementes de boa qualidade é fundamental para evitar a perda de nutrientes e aproveitar a infiltração da água, retendo a umidade e facilitando a adubação.
Manejo Adequado: adubação, manutenção de matéria orgânica e planejamento de rotação de culturas são algumas das ações de manejo essenciais. Além disso, o diagnóstico das condições do solo, se ele precisa de calcário, fósforo, potássio, nitrogênio ou outros nutrientes também são importantes.
Sistema de irrigação: um bom sistema de irrigação contribui para a melhorar valor nutricional do solo e ajuda a evitar sua salinização do terreno, evitando que o mesmo se torne improdutivo.
Reflorestamento e adubação sustentável: o reflorestamento em áreas desmatadas ajuda a proteger os rios, proporcionando uma barreira para os sedimentos; aumentam a porosidade do solo devido à presença de raízes profundas e volumosa; diminuem a zona de impacto e o escoamento superficial da água; permitem a criação de refúgios para a fauna; favorecem a fertilidade natural do solo e a preservação dos nutrientes. Já a adubação sustentável, que consiste em aproveitar a decomposição e a compostagem de matéria orgânica como adubo, evita contaminação do solo decorrentes do uso de agrotóxicos e pesticidas.
Rotação de Culturas: fazer a rotação das espécies vegetais plantadas promove a diversificação dos cultivos e melhora as característica do solo, auxiliando na reposição de matéria orgânica, no controle de ervas daninhas e na proteção contra agentes físicos de intemperismo.
Curvas de Níveis: as curvas de nível são linhas que ligam pontos na superfície do terreno usadas, principalmente, para ajudar na contenção da descida das águas de enxurradas para evitar o arraste de partículas (e o aparecimento de erosões) e aumentar a infiltração da água no solo.