Escreva um pequeno texto sobre a teoria Marxista com os fatos da realidade.
POR FAVOR ME AJUDEM!
Soluções para a tarefa
Resposta:
A mais famosa frase de Karl Marx sem dúvida é a mais emblemática: "A religião é o ópio do povo".
A crítica de Marx à religião se dá na relação com que a religião estabelece com o Poder (sobretudo, com a classe burguesa) e o modo como ela conduz a classe proletária. Marx via que entre os trabalhadores, criava-se a mentalidade de dignificação e santificação do trabalho de modo que quanto mais trabalhar, mais digno seria o homem. Não que Marx abominasse o trabalho mas o que era feito, em prática era o uso religioso do Trabalho como um álibi de forma a mascarar a a exploração à força de trabalho bem como sua alienação quanto ao caráter salvador do trabalho, ou seja, de segunda a sábado, o trabalhador entrava e saia de jornadas exaustantes e no domingo, ele ia à igreja para buscar tanto a sua cura (o "ópio" sendo usado como remédio) e sua salvação espiritual ao passo de que na segunda feira, ele ia trabalhar normalmente como se não percebesse que na verdade, quem estava se enriquecendo do trabalho era o burguês, e não ele como trabalhador.
O "ópio" sendo usado como droga alucinógena faz com que a pessoa seja "anestesiada", alienada a trabalhar mais e mais sob a ameaça de ser considerado um vagabundo quando ela se rebelar contra o sistema capitalista (do qual desejaria Marx).
Que fatos da realidade podemos tirar aqui? Vamos lá:
Quando tem greve de ônibus do qual os trabalhadores reivindicam por melhores salários e condições de trabalho? Algumas pessoas dizem que não podem ir trabalhar porque os "vagabundos" do sindicato dos motoristas e cobradores (isso quando não chamam-os de esquerdistas que odeiam trabalhar e ganhar às custas do Estado sem fazer nada!") não pensam que estão tirando o direito de ir e vir das pessoas já que boa parte da população depende do transporte coletivo.
Outro exemplo? A polarização entre esquerda e direita no Brasil! O conservadorismo (religião) versus (progressismo (esquerda agnostica e ateia) de modo que um acusa o outro de ser alienado, mas ambos se beneficiam do capitalismo para se sustentarem.
Espero ter ajudado!