História, perguntado por lanasilva09326, 10 meses atrás

Escreva um pequeno texto sobre a educasao tunbuckitu durante o dominio songai

Soluções para a tarefa

Respondido por nadlamoraes
2

Resposta:

Explicação:

o império Songhai desde a sua formação até a sua decadência. A partir do século XI, os reis que viviam em Kukia estabeleceram-se em Gao e converteram-se ao islamismo, ainda que a maior parte dos súditos permanecesse pagã até meados do século XV. No século XI, este reino estendia-se ao longo do rio (de Tombuctu a Niamey), passando em finais do século XIII a ser dominado pelo Império do Mali. No século XV, o declínio deste império permitiu um ressurgir deste reino, sendo pilhada a capital do Mali em 1400 pelo rei de Kukia, Ma Dogo, permitindo, no final do século XV, que o novo reino de Songhai conhecesse um grande desenvolvimento levado a cabo pelos reis Sonni Ali (1464) e por Ali Ber (1492). Pouco adepto do islamismo, Ali Ber perseguiu os Peules e os Tauregues para defender a civilização dos negros africanos contra os estrangeiros. Apoderou-se de Tombuctu, Djenné e da região dos Lagos, controlando as minas auríferas do Bito e a navegabilidade do Níger. Morreu em combate, sendo seu sucessor um de seus generais, Mohammed Touré (1493-1528), fundador da dinastia mulçumana dos Askias, converteu, desta maneira, o reino Songhai ao islamismo. Foi durante o seu reinado que o império Songhai alcançou seu apogeu. Em 1591, este reino acabou por desaparecer nas mãos do sultão de Marrocos Ahmed el-Mansur que se instalou em Tobuctu e o aniquilou por completo.

Nos séculos XV e XVI, grandes feiticeiros, reis e guerreiros songhais usavam sua magia e destemidas habilidades de batalha para conquistar seus vizinhos e estabelecer um vasto império.

Antes de caírem diante dos invasores tuaregues do Marrocos, os Songhais, devido a sua organização e ambição de estender seus domínios, além da fé islâmica que possuíam, tornavam-se o maior império medieval do Oeste da África. No seu ponto máximo, o império Songhai chega a estender-se desde a região onde hoje se encontra o Oeste do Mali até os reinos Haussa, atual norte da Nigéria. Seu domínio alcançou as duas margens do rio Níger, que corria numa grande curva através de todo o seu território, desde o Oeste até o leste.

A organização política dos Songhais provavelmente foi melhorada em comparação ao antigo suserano. Fazia-se toda uma cerimônia para a entroniazação, com direito a espada e insígnia. A gama de funcionários tinham que se postar de modo muito formal, com vestimentas de seda e cerimoniais como o de se despir e passar o pó na cabeça, ou em postos mais elevados farinha. Esta farinha era em geral deixada para os dyna koy, ou seja, os generais. Com os Askias, o exército ganha caráter efetivo, profissional e permanente.

O império Songhai seria o reino mais característico das instituições medievas. Para evitar fraudes, os Songhais estabeleciam medidas e pesos, sua moeda seria ouro e sal, tendo sido estes, alvo dos marroquinos no século XVI.

Aos poucos vão surgindo problemas e injustiças no império Songhai, pois para manter toda a estrutura administrativa e cultural, era necessário muito dinheiro. Dessa forma, os impostos do império eram tão altos que só sobrava para os habitantes o necessário para sobreviver. Os agricultores e criadores de animais eram os maiores afetados, sendo considerados pessoas de uma ignorância total.

Depois de arruinar a tão rica cultura, os marroquinos se retiram. Em meados do século XVII, o povo dos Bambara conquista Tombuctu.

Perguntas interessantes