História, perguntado por yasmim472, 1 ano atrás

escreva um pequeno texto mostrando a diverdade do trabalho escravo no Brasil colonia?

Soluções para a tarefa

Respondido por matheusudson
4
A escravidão começou no Brasil no século XVI. Os colonos portugueses começaram escravizando os índios, porém a oposição dos religiosos dificultou esta prática. Os colonos partiram para suas colônias na África e trouxeram os negros para trabalharem nos engenhos de açúcar da região Nordeste. 

Os escravos também trabalharam nas minas de ouro, a partir da segunda metade do século XVIII. 

Tanto nos engenhos quanto nas minas, os escravos executavam as tarefas mais duras, difíceis e perigosas.

A maioria dos escravos recebia péssimo tratamento. Comiam alimentos de péssima qualidade, dormiam na senzala (espécie de galpão úmido e escuro) e recebiam castigos físicos.

O transporte dos africanos para o Brasil era feito em navios negreiros que apresentavam péssimas condições. Muitos morriam durante a viagem.

Os comerciantes de escravos vendiam os negros como se fossem mercadorias.

Os escravos não podiam praticar sua religião de origem africana, nem seguir sua cultura. Porém, muitos praticavam a religião de forma escondida.

As mulheres também foram escravizadas e executavam, principalmente, atividades domésticas. Os filhos de escravos também tinham que trabalhar por volta dos 8 anos de idade.

Muitos escravos lutaram contra esta situação injusta e desumana. Ocorreram revoltas em muitas fazendas. Muitos escravos também fugiram e formaram quilombos, onde podiam viver de acordo com sua cultura.
A escravidão só acabou no Brasil no ano de 1888, após a decretação da Lei Áurea.

 

Respondido por Renata0504vitoria
2
Grande parte do trabalho escravo no período colonial era direcionado para o cultivo de cana. Em alguns casos, esses escravos desempenhavam funções distintas. Por exemplo, algumas escravas eram mucamas ou damas de companhia das suas senhoras, geralmente moravam dentro da casa grande. Outros variam capangas do Senhor e ordenavam as senzalas
.
Perguntas interessantes