Escreva um pequeno texto comentando sobre a construção de Brasília
Soluções para a tarefa
Capital do Brasil foi inteiramente planejada
A construção de Brasília ocorreu durante o governo de Juscelino Kubitschek, entre os anos de 1956 e 1960, com intenção de se torná-la a capital do Brasil e do Distrito Federal. Para que esta mudança ocorresse foi necessário um grande gasto de recursos financeiros e humanos, construindo uma nova cidade e retirando a capital do Rio de Janeiro.
Além disso, a construção de Brasília foi utilizada por Kubitschek como uma propaganda política onde se exaltava o nacionalismo, dando folego ao seu governo.
História de Brasília
Não era nova a ideia de se criar uma capital nacional no interior do país. A necessidade de se interiorizar a capital teve seus primeiros relatos por volta do século XVIII, pelo Marquês de Pombal ou pelo seu cartógrafo italiano Francesco Tosi Colombina.
Mais tarde, os participantes da Inconfidência Mineira retornaram com a ideia de uma capital no interior, que foi fortalecida em 1808 após a chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro.
A primeira menção ao nome Brasília aconteceu por volta de 1822, em um folheto anônimo. A primeira Constituição da República de 1891 chegou a fixar legalmente a região onde a capital do Brasil deveria ser instalada. No entanto, somente em 1956 que Juscelino Kubitschek iniciou o projeto, logo após se eleger para presidência da República.
A cidade foi inteiramente projetada através do Plano Piloto feito por Lúcio Costa e teve orientação arquitetural de Oscar Niemeyer, famoso por suas obras da arquitetura contemporânea. Além disso, o engenheiro Joaquim Cardozo realizou os projetos estruturais dos edifícios mais complexos, como os palácios e a catedral.
Planejada para abrigar cerca de 500 mil habitantes, nos anos 2000 a cidade já possuía 2,05 milhões, sendo 1,96 milhões na área urbana e cerca de 90 mil na área rural, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com o grande aumento populacional, Brasília passou por diversas mudanças e adaptações em sua proposta idealista inicial permitindo um crescimento desordenado, que segregou as classes baixas para a periferia e consagrou o Plano Piloto para o uso e habitação das elites.
Cidade foi planejada para ser a capital do Brasil e Distrito Federal
A construção de Brasília
No dia 15 de março de 1956 o presidente Juscelino Kubitschek criou a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) para dar início a construção de Brasília. Assim, teve-se o engenheiro Israel Pinheiro indicado como presidente e o arquiteto Oscar Niemeyer como diretor técnico.
Logo depois, Oscar Niemeyer iniciou o projeto dos primeiros edifícios, como o Catetinho, o Palácio da Alvorada e o Brasília Palace Hotel. Além disso, organizou o concurso para a criação do projeto urbanístico do centro de Brasília, chamado de Plano Piloto.
Em 19 de setembro de 1956 a Novacap foi regulamentada em lei, quando também foi definido o nome Brasília para a cidade. No dia 2 de outubro Juscelino Kubitschek visitou o terreno onde aconteceu a construção de Brasília e fez sua famosa proclamação:
Deste planalto central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino.
A seleção para o vencedor do concurso do Plano Piloto aconteceu em 12 de março de 1957 no Ministério da Educação, que ficava no Rio de Janeiro, então capital nacional. No dia 16 foi escolhido o campeão: o arquiteto e urbanista Lúcio Costa venceu o concurso com unanimidade.
O desenho urbano foi estruturado em torno de dois eixos monumentais dispostos em cruz com áreas utilizadas para fins comercial, industrial, residencial, administrativo, recreativo, cultural, etc.
Os cruzamentos também foram eliminados na cidade através da intersecção de avenidas em passagens de nível. O objetivo era tentar diminuir o problema de circulação de carros e pessoas.
O plano inicial de Lúcio Costa era desenhar a cidade com base no formato de uma cruz ortogonal, contudo, a topografia do terreno e as necessidades de circulação fizeram com que o projeto fosse modificado, deixando o eixo transversal curvado. O novo projeto ficou parecido com a forma de uma avião.
OLÁ
Brasília foi construída (as obras começaram em novembro de 1956, depois de Juscelino sancionar a lei nº 2.874) a fim de ser a nova capital do Brasil. A idéia era transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do país. Ao transladar a capital para o interior, o governo pretendia povoar aquela região. Pessoas de todo o país, especialmente do nordeste (chamadas de candangos, que quer dizer ordinários), foi contratada para a construção da cidade, inaugurada no dia 21 de abril de 1960 porJuscelino Kubitschek. Nesta época, o centro cívico da cidade já tinha sido totalmente construído (Palácio do Governo, Catedral, Edifícios dos Ministérios, Parlamento, Palácio da Justiça, etc.).
Brasília custou cerca de um bilhão de dólares. Este custo extremamente elevado deveu-se, em parte, a ausência de estradas de ferro e de rodovias bem traçadas para levar o material de construção. A solução foi transportar o material de construção por via aérea, fato que encareceu muito o custo das obras.