História, perguntado por Luannymartins19, 10 meses atrás

Escreva um pequeno texto analisando a importância da Comissão Nacional da Verdade para a questão dos direitos humanos e para a memória do país.

Soluções para a tarefa

Respondido por Francyelle122
62

Resposta:

A orientação fundamental da CNV é "o direito à memória e à verdade histórica". Fica claro que a Comissão teve que esclarecer fatos, causas, responsabilidades e autoria das graves violações de Direito Humanos. Dessa forma a Comissão Nacional da Verdade está garantindo esse direito às vítimas, às famílias e à sociedade.

A comissão foi composta de sete membros nomeados pela presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que foram auxiliados por assessores, consultores e pesquisadores.[7] A Lei 12.528/2011, que a instituiu, foi sancionada em 18 de novembro de 2011, e a comissão foi instalada oficialmente em 16 de maio de 2012.[4][8][9] A cerimônia de instalação contou com a participação de todos os ex-Presidentes da República desde o restabelecimento da democracia após a ditadura militar (1964-1985). A CNV concentrou seus esforços no exame e esclarecimento das violações de direitos humanos praticados durante esta última ditadura.

Explicação:

Respondido por andredeggau
17

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), estabelecida em 2011 no governo Dilma Rousseff, é um passo importantíssimo para o esclarecimento de fatos que ficaram obscuros na história do país.

Muitos eventos que aconteceram no período da ditadura militar (1964-1985), como a morte e tortura de algumas pessoas por parte do Estado, jamais foram esclarecidos. Isso deixou com que as famílias das vítimas ficassem por muitos anos sem resposta.

Isso ocorreu porque a Lei da Anistia (1979), criada pelos militares, perdoou os próprios militares. Para que o país possa avançar nos direitos humanos, é necessário clarificar o que aconteceu nos 21 anos de ditadura.

Saiba mais sobre a Lei da Anistia: https://brainly.com.br/tarefa/35508169

Anexos:
Perguntas interessantes