História, perguntado por rezerpatrick, 6 meses atrás

escreva um pequeno resumo sobre. a peste negra na idade media ​

Soluções para a tarefa

Respondido por Sugarkane
5

Resposta:

A peste negra foi uma pandemia que se estendeu de 1347 a 1353 e causou a morte de 50 milhões de pessoas na Europa.

A peste negra foi uma pandemia de peste bubônica, uma doença causada pela bactéria Yersina pestis, que é encontrada em ratos. Essa bactéria é transmitida para os seres humanos por meio das pulgas dos ratos, e, quando as pulgas alojam-se em seres humanos, a transmissão acontece. A partir daí, um ser humano pode contaminar outro por meio das secreções do corpo e da via respiratória.

Acredita-se que a peste bubônica tenha surgido em alguma região da Ásia Central, muito provavelmente na China. Ao longo da história, já foram registrados surtos dela, como a peste justiniana, que aconteceu entre 541 e 544 e causou milhares de mortes em Constantinopla, no Império Bizantino.

No contexto do século XIV, esse surto iniciou-se nas terras do Canato da Horda Dourada, especificamente em regiões que atualmente correspondem ao sul da Rússia, tendo contato com os europeus na cidade de Caffa, localizada na Crimeia. Na década de 1340, essa cidade, que era uma colônia de Gênova, estava sendo atacada por tropas tártaras que queriam conquistá-la para o Canato.

Em 1346, os tártaros conseguiram contaminar Caffa, e a disseminação da doença por lá fez os genoveses fugirem da cidade. Assim, esses genoveses levaram a doença por onde passaram, Constantinopla, Sicília, Marselha e Península Itálica. Entre 1347 e 1348, a doença chegou a essas regiões litorâneas da Europa e espalhou-se pelo restante do continente.

Explicação:

confia

Respondido por Saitama01
1

Resposta:

A peste negra foi uma pandemia que acometeu a Europa no século XIV provocada pelo bacilo Yersínia pestis e deflagrada a partir do ano de 1348.

Vários historiadores sugerem que a origem da peste negra seja asiática, especificamente chinesa. Sua inserção na Europa teria ocorrido por meio de caravanas comerciais que se dirigiam para cidades portuárias do Mar Mediterrâneo, como Gênova e Veneza. Inicialmente, os principais agentes transmissores da doença eram os ratos e as pulgas. A situação agravou-se de tal forma que a quantidade de mortos excedia a quantidade de pessoas aptas a enterrá-los. A cultura medieval foi profundamente afetada pela atmosfera catastrófica provocada pela peste. Aproximadamente ¼ da população europeia sucumbiu com a doença, o que provocou um dos maiores decréscimos demográficos da história.

Explicação:

Perguntas interessantes