Escreva um parágrafo sobre a importância de um teatro que dealogue com os problemas políticos e sociais
minimo 2000 caracteres
Soluções para a tarefa
Vivemos em um mundo digitalizado com idéias e valores massivos que emanam e afetam nossas vidas humanas. Em todas as partes do mundo, as pessoas no poder estão mapeando nossas vidas, nos níveis político, econômico, social e ecológico.
Práticas de todas as formas de ditaduras, corrupção e injustiça são atos comuns feitos pelo homem que, por sua vez, são enfrentados por pessoas da história e do espaço através de guerras, revoluções, obediência ou outras artes e performances.
Embora nós, as “pessoas comuns”, não tenhamos poder político, econômico ou mesmo legislativo suficiente para implementar mudanças em nossas vidas sociais, temos pelo menos a capacidade de impactar sentimentos e idéias por meio de artes e performances que provam ser mais capazes de influenciar as atitudes e mentalidades das pessoas e, assim, tratar de forma eficaz e pacífica suas necessidades e desafios.
O teatro é uma dessas plataformas em que os atores e o público podem ser "ativistas indiretos", abordando suas próprias questões individuais e sociais, resolvendo-as e contribuindo para a conquista de um mundo melhor. Assim, pode ir além do mero entretenimento e reuniões sociais para comunicar mensagens educacionais, sociais, políticas ou religiosas.
O “Teatro dos Oprimidos”, desenvolvido inicialmente pelo praticante de teatro brasileiro Augusto Boal, é uma forma de teatro popular que se espalhou primeiro no Brasil e depois na Europa na década de 1970 como uma ferramenta para ajudar as pessoas a aprender a resistir à opressão em suas vidas diárias e promover mudança social e política. O público dessa plataforma se torna "espectador" à medida que descobrem, expressam, analisam e mudam a realidade em que vivem.
Gradualmente, o conceito de usar o teatro para explorar questões pertinentes e criar impacto social evoluiu para incluir tipos de teatro popular ("Teatro para Mudança e Desenvolvimento Social", de Pearly Wong). É o primeiro, é aquele produzido por um grupo profissional de intérpretes (atores e diretores), mas que visa as pessoas a estimular a transformação social, transmitindo mensagens e incentivando-as a desafiar os problemas da comunidade.
O segundo é aquele organizado por e para as pessoas / público sem experiência profissional para mostrar suas histórias. O terceiro tipo de teatro, utimamente, faz o uso de salas de reprodução ou de fóruns nos movimentos sociais aumentou para abordar questões como pobreza, discriminação racial, violência de gênero, militarismo e degradação ambiental.
Ao dar voz a vozes silenciadas e contra-testemunhos, ajuda a aumentar a conscientização sobre as realidades da injustiça e da opressão. Permite que as pessoas oprimidas expressem seu próprio senso de si enquanto constroem e reconstroem solidariedade e lutas comuns.