escreva um parágrafo expressando sua opinião sobre o racismo no Brasil? A estrutura do texto deve conter uma introdução (um parágrafo no qual se apresenta a ideia que será defendida ou refutada), um desenvolvimento (dois parágrafos nos quais se argumenta contra ou a favor) e por fim uma conclusão (um parágrafo no qual se retoma a ideia principal mostrando sua importância). Todo texto deve ter um título.
Soluções para a tarefa
Resposta:título racismo a doença do brasileiro
Explicação:O racismo é um tipo de preconceito que está relacionado com as raças e etnias. Esse conceito está apoiado na ideia de superioridade racial, ou seja, de que existem raças superiores às outras.
Aqui também é importante definir os diferentes tipos de racismo que existem: o racismo individual, institucional, cultural, ambiental, dentre outros.
Além disso, podemos aumentar nosso repertório pensando em outros conceitos relacionados tais como xenofobia e bullying, também muito discutidos na atualidade.Após entender a definição desse conceito, devemos buscar dados relevantes sobre o tema. Lembre-se de que esses dados poderão fazer parte da sua redação e, com certeza, darão maior propriedade a parte da argumentação.
É importante buscar dados recentes sobre o racismo no Brasil e no mundo. Assim, podemos pensar na leitura da Lei número 7.716/1989 em que as atitudes racistas são consideradas crimes inafiançáveis no Brasil.
A título de curiosidade, também podemos buscar informações fiáveis sobre os países mais racistas. Para isso, busque pesquisas recentes sobre o tema e de organizações que possuam algum crédito institucional.
. Rascunho
rascunho da redação
Nessa parte da preparação do texto, temos de organizar as ideias esboçando tudo o que foi coletado. Aqui, portanto, é importante construir um “esqueleto” do texto.
O rascunho pode ser preparado em tópicos e, para isso, é importante ter em mente a estrutura básica dos textos dissertativos: introdução, desenvolvimento e conclusão.
A partir disso, você colocará tudo o que foi coletado em cada parte:
Introdução: definição do racismo e recorte do tema que será esboçado, por exemplo: racismo no Brasil e suas consequências para a sociedade.
Desenvolvimento: argumentação e conta argumentação, por exemplo: lei no Brasil, países mais racistas e ainda, alguns casos recentes sobre o tema.
Conclusão: fechamento do texto com o lançamento de alguma ideia que priorize a melhoria para as questões apontadas, por exemplo: maior intervenção de organizações internacionais, revisão da lei, abordagem do tema nas escolas, etc.
4. Hora de escrever!
produção de texto
Depois de feito o rascunho chegou a hora de organizar todas as ideias no papel. Aqui, devemos levar em conta a estrutura básica e onde tudo ficará bem encaixado.
É importante que o texto apresente coesão e coerência. Para isso, você pode consultar uma tabela de conectivos que te ajudarão a “tecer” melhor as frases.
Lembre-se que os conectivos não devem ser usados de maneira exagerada somente para impressionar o avaliador do texto. Assim, você poderá optar por conectivos mais comuns, por exemplo: assim, dessa maneira, todavia, inicialmente, etc. O importante é que o texto esteja coerente e bem coeso.. Revisão
revisão de redação
Nada mais importante que fazer uma revisão final e ver se tudo está escrito corretamente, ou mesmo se existe coesão entre os parágrafos.
É muito importante ter uma escrita sem erros ortográficos e mesmo de pontuação. Uma dica é ler em voz alta e ainda, fazer a leitura para alguém. Se essa pessoa compreendeu tudo o que foi dito e não tem nenhuma dúvida, o seu texto pode realmente estar bom.
Caiu no Enem!
Na prova de redação do Enem 2016 o tema foi “Caminhos para combater o racismo no Brasil”.
Confira aqui os textos motivadores utilizados na prova e aproveite para fazer um texto sobre o assunto.
Texto I
Ascendendo à condição de trabalhador livre, antes ou depois da abolição, o negro se via jungido a novas formas de exploração que, embora melhores que a escravidão, só lhe permitiam integrar-se na sociedade e no mundo cultural, que se tornaram seus, na condição de um subproletariado compelido ao exercício de seu antigo papel, que continuava sendo principalmente o de animal de serviço. […] As taxas de analfabetismo, de criminalidade e de mortalidade dos negros são, por isso, as mais elevadas, refletindo o fracasso da sociedade brasileira em cumprir, na prática, seu ideal professado de uma democracia racial que integrasse o negro na condição de cidadão indiferenciado dos demais.