Escreva um parágrafo explicando a frequência cardíaca, frequência respiratória e o controle automático da respiração pulmonar.
Soluções para a tarefa
Frequência cardíaca: É o número de vezes que o nosso coração bate por minuto ( daí vem o BPM - Batidas por minuto), é um dos índices mais utilizados na medicina para avaliar a saúde dos pacientes. A frequência ideal varia de acordo com características específicas, entre elas: idade e prática de exercícios físicos. Com o passar da idade, a tendência é que ela (a frequência cardíaca) diminua (é mais alta em recém-nascidos). Índices ideais: De 0 a 2 anos - entre 120 e 140 bpm; De 8 a 17 anos - entre 80 e 100 bpm; adulto sedentário - entre 70 e 80bpm; adultos praticantes de atividades físicas e idosos - entre 50 a 60bpm. Esses valores funcionam como uma faixa de segurança, para saber se tá tudo certinho com a gente.
Frequência respiratória: Chamada de FR, consiste na observação da expansão torácica (o movimento que fazemos ao respirar e inspirar) onde se contam o número de inspirações por um minuto. Durante uma avaliação, devemos prestar atenção na frequência, se é rápida ou lenta, na profundidade, ritmo, e característica (se é fraca, forte, superficial, muito profunda, etc). O adulto normal em repouso (ou seja, não fazendo qualquer outra atividade que exija movimento físico frenético) respira confortavelmente 12 a 18 vezes por minuto, em recém-nascidos o valor normal é de 30 a 40 respirações por minuto e em crianças de 25 a 30 respirações por minuto.
Controle automático da respiração pulmonar: Nossa respiração é controlada automaticamente por um centro nervoso localizado no bulbo raquidiano (ou medula oblonga/oblongata), que produz estímulos que controlam não só a respiração, como também a circulação, digestão e excreção (quando fazemos xixi ou o "número 2"), e é chamado de nó vital. Apesar disso, também conseguimos controlá-la conscientemente no canto, na fala, ou simplesmente quando prendemos voluntariamente a nossa respiração