Escreva um breve texto relacionando os fatores naturais e físicos aos tipos de pecuária desenvolvidos em determinadas regiões
Soluções para a tarefa
Pastoreio nômade: rebanhos mudam constantemente de lugar, em busca de água e pastagens. É uma prática que envolve produção
baixa, normalmente apenas para a sobrevivência da população envolvida, que utiliza, principalmente, o leite. Os povos beduínos, localizados no Oriente Médio, praticam o pastoreio nômade, já que precisam se adaptar às condições do clima desértico, com escassez de água e solos desfavoráveis para pastagem.
Pecuária transumante: o rebanho é levado para outras áreas em determinadas épocas do ano, em razão das condições naturais, retornando para a região de origem alguns meses depois. Geralmente, o rebanho e os pastores permanecem em áreas menos elevadas do relevo durante o inverno, onde a temperatura tende a ser mais elevada. No verão, voltam às altitudes em busca de temperaturas amenas e das pastagens, que são irrigadas pela água formada pelo derretimento da neve das altas montanhas.
Pecuária sedentária: se estabelece em um local fixo. Podemos classificá-la de acordo com suas características
de produção, diferenciando-a entre pecuária de corte, destinada ao abate e ao consumo da
carne, e leiteira, ligada à produção de leite e derivados. Os dois tipos de produção podem
ser realizados de forma:
Extensiva: é realizada em grandes áreas destinadas à pastagem, com os animais criados soltos. Essa prática envolve baixo emprego de tecnologia, já que o gado não recebe cuidados especiais, como a preocupação com uma alimentação de qualidade. No Brasil, a pecuária extensiva é predominante. Essa forma de produção está associada a diversos impactos ambientais, como a retirada da cobertura vegetal, principalmente por meio de queimadas, que causam poluição atmosférica e retiram nutrientes do solo. A pastagem dos animais também provoca a compactação do solo, que dificulta a infiltração de água e aumenta o escoamento superficial, o que pode provocar erosão.
Intensiva: os animais são criados em áreas restritas e alimentados à base de rações especiais. Nessa prática, são utilizados equipamentos de alta tecnologia, e o gado recebe tratamento, com medicamentos, para melhorar e aumentar a produção de carne. Essa forma de criação de animais é praticada, geralmente, em países desenvolvidos, em que, geralmente, há restrição de espaço para criação. Os impactos ambientais associados a esse tipo de criação envolvem a poluição do ar e da água, além daqueles relacionados à produção de cereais para a alimentação do rebanho, como o uso de fertilizantes nas plantações.
ESPERO TER AJUDADO!
A pecuária é envolvida na prática da criação de animais para a produção de alimentos e matérias-primas, e pode envolver fatores naturais e físicos, conforme o tipo de pecuária que é desenvolvida.
Tipos de pecuária
- Pecuária extensiva - os animais são criados soltos e se alimentam do capim disponível;
- Pecuária intensiva - os animais são criados em cativeiro, presos e se alimentam com ração e feno;
- Pastoreiro nômade - os animais vivem livres, mas o comércio é local, destinado a pequenas regiões.
As regiões onde existem grandes pecuaristas optam pela pecuária intensiva, as demais, criam o gado livre no pasto. No Brasil, ainda existem os três tipos de pecuária.
Conheça mais sobre a pecuária no Brasil em: https://brainly.com.br/tarefa/2152623
#SPJ2