escreva um breve texto dissertativo-argumentativo (mínimo de 40 linhas e máximo de duas laudas/páginas) apresentando (1) conceitualmente as quatro principais estratégias de leitura (Seleção, Antecipação, Inferência e Verificação), (2) mostrando com exemplos a partir do texto “Um pé de milho”, de Rubem Braga, e (3) dando destaque, no final do texto, à Inferência. Nesta parte, você deverá justificar por que o texto fez com que você pensasse (fizesse inferências) no assunto que você pensou?
Soluções para a tarefa
Existem quatro tipos de preparação para a leitura. São elas: seleção cognitiva, estratégias de antecipação, estratégia de inferência e estratégias de verificação.
Seleção cognitiva, a qual existe a síntese das principais ideias.
Estratégias de antecipação, onde com uma rápida passagem pelo texto é possível identificar os personagens principais, as cenas e imagens, de maneira a fazer uma construção geral do texto.
Estratégia de inferência corresponde a aquilo que lemos, mas que não está explicitamente escrito, são as descobertas que se baseiam nas pistas dadas pelo autor aos conhecimentos que o leitor possui.
Estratégias de verificação permite a confirmação ou não das especulações que foram realizadas. É concebia pela compreensão inerente à leitura.
No texto de Rubem Braga encontramos algumas dessas estratégias de leitura. Por exemplo, na descoberta do personagem, no significado do pé de milho, questionamentos a respeito do significado real da história, entre outros.
Bons estudos!