escreva um breve comentario sobre o enredo da obra "triste fim de Policarpo Quaresma"
Soluções para a tarefa
Olá!
A obra "O triste fim de Policarpo Quaresma" narra em três partes a trajetória de Policarpo que era um patriota sem igual, com muitos ideais e coragem, buscava tudo brasileiro, exaltava cada objeto, cada característica singular do povo e que amava tanto o país que escreveu um ofício em tupi exigindo que ele fosse a língua oficial e então foi internado no hospício.
Depois de seis meses no hospício, seguindo conselhos de uma afilhada, ele compra um sítio e busca estudar ao máximo a terra brasileira, a botânica e agricultura, até que em um momento nega ajuda a um político e começa a ser perseguido, ser cobrado através de altos impostos e Policarpo começa a pensar em uma reforma agrária e depois em uma mudança de governo.
Na última parte do enredo, ele volta à cidade, e participa ativamente de uma revolta, ordena, participa de troca de tiros e chega até a matar (fato que se arrepende muito depois). Depois do fim do movimento, foi preso sem saber o porque, sem entender como era castigado pelo tamanho amor que sentia pelo Brasil, porém morreu orgulhoso.