escreva um artigo de opinião sobre as consequências da falta de limites na educação dos jovens.
Soluções para a tarefa
O desenvolvimento da criança inicia-se no seio familiar, que é o meio em que desenvolve seus primeiros contatos; é por isso que consideramos a família como grande contribuidora ao desenvolvimento e à construção da identidade do indivíduo. Essa questão de limites é complexa e nos faz pensar que os pais, às vezes, por não saberem lidar com determinadas situações acabam “falhando” nas recompensas e na hora de impor limites; pois, querendo agradá-los, talvez, pelo fato de não ficarem o dia todo com eles, por trabalharem fora, acabam fazendo suas vontades, tirando do castigo, criando, dessa forma, seus filhos sem limites.
No entanto, decidir e saber falar um não que oferece limites e educa é função dos pais. É extremamente necessário que os pais sejam firmes e tenham paciência com seus filhos, pois ameaças e falatórios não adiantam.
Os adultos são os únicos responsáveis pela educação dos filhos que cuidam. Assim, é muito importante que a criança aprenda valores e saiba a importância de ser solidária, de partilhar, de respeitar a si mesma e aos outros, de ter compromisso e responsabilidades com seus atos. E é preciso que os pais entendam que não podem abster as crianças das frustrações, pois é dessa forma que elas amadurecem e se tornam aptas para enfrentar a vida, tornando-se jovens e adultos saudáveis e seguros. A criança que não aprende a ter limites cresce com uma deformação na percepção do outro. Só ela importa, o seu querer, o seu bem estar, o seu prazer etc. Por isso a necessidade e importância do senso de limites na infância; o respeito pela criança, promovendo a sua autoestima e autonomia.