escreva tres problemas que aconteceram durante o primeiro reinado
Soluções para a tarefa
Resposta: 1- Assembleia Constituinte de 1823. Foi quando D. ...
2- Constituição do Brasil de 1824. ...
3- Confederação do Equador de 1824.
Resposta:
Resposta:
1- Assembleia Constituinte de 1823.
2- Constituição do Brasil de 1824. ...
3- Confederação do Equador de 1824.
Explicação:
1) Assembleia Constituinte de 1823. Foi quando D. Pedro I convocou uma assembleia para a elaboração da primeira constituição brasileira, o objetivo era elaborar uma constituição para o novo estado brasileiro que agora era soberano. A ideia partiu de Antônio Carlos de Andrada e Silva. Nesta situação ficou estabelecido que teriam direito ao voto quem possuísse uma renda anual equivalente a 150 alqueires de mandioca ou farinha.
2- Constituição do Brasil de 1824. Foi a constituição que teve vigência mais longa, tendo sido revogada apenas com a proclamação da república do Brasil, em 1889. A Constituição de 1824 estipulou diversos pontos, como:
* Existência de quatro poderes: Moderador, Executivo, Legislativo e Judiciário (o Poder Moderador dava a D. Pedro I plenos poderes). * A monarquia foi considerada a forma de governo do Brasil, assim, o poder seria transmitido hereditariamente (de pai para filho). * Estabeleceu-se o voto censitário, isto é, somente homens com mais de 25 anos e com renda anual mínima de 100 mil réis teriam direito a votar.
* Garantiu algumas liberdades individuais, como o direito à propriedade privada e à liberdade religiosa. * Impôs a Igreja sob autoridade do Estado.
3- Confederação do Equador de 1824. Movimento que ocorreu na região nordeste do Brasil, ganhou este nome por ocorrer próximo a linha do Equador. Suas principais caracterizas foram o descontentamento com a centralização política de D. Pedro I e a influência política portuguesa no Brasil (mesmo após a independência). O principal líder do movimento foi Frei Caneca que foi condenado a fuzilamento. A rebelião foi iniciada em 2 de julho de 1824 e logo se espalhou por outras províncias do Nordeste, como Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Piauí e Maranhão. Os líderes do movimento foram o citado Frei Caneca e Manoel de Carvalho Paes de Andrade, que não conseguiram dar vida longa a sua rebelião. Em setembro, as tropas imperiais já haviam derrotado os rebeldes e tomado medidas duras contra os envolvidos. O Frei Caneca já citado, por exemplo, foi um dos executados a mando do imperador.