Escreva três consequências deste conflito. guerra dos emboabas
Soluções para a tarefa
Resposta
“Guerra dos Emboabas” foi uma disputa armada ocorrida entre os anos de 1707 a 1709, pelo direito de exploração das minas de ouro, recém descobertas pelos bandeirantes paulistas na região de Minas Gerais.
Com efeito, sob a liderança de Manuel de Borba Gato, guarda-mor das minas e líder dos paulistas, os desbravadores reclamavam o direito exclusivo de exploração das jazidas de ouro na região das minas.
Principais Causas e Consequências
Em primeiro lugar, devemos ressaltar que a descoberta de ouro na região de Minas Gerais no século XVII atraiu dezenas de milhares de pessoas aos centros de mineração. Por conseguinte, a maior parte destes mineradores era da região nordeste, onde a superioridade portuguesa era maior. Contudo, aquela região era parte da Capitania de São Vicente, dominada pelos bandeirantes paulistas, os quais não desejavam dividir o ouro.
Não obstante, o grande número de pessoas levou a uma crise de abastecimento, a qual também foi percebida como uma oportunidade de lucro pelos comerciantes, que desejavam o monopólio do comércio de gêneros para o abastecimento dos arraiais, com destaque para o fornecimento de animais para o abate e o consumo. Portanto, o monopólio na exploração das minas de ouro, bem como na comercialização de gêneros de primeira ordem, foram as principais causas do conflito.
Por outro lado, a Guerra do Emboabas teve como consequências:
Separação das capitanias de Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
São Paulo tornando-se uma cidade.
A Coroa Portuguesa assume a exploração de ouro na região das Minas Gerais.
Os bandeirantes paulistas, derrotados, se estabelecem nas regiões de Goiás e Mato Grosso, onde descobrem outras minas de ouro.
Regulamentação da distribuição de lavras (lotes para mineração).
Instituição da cobrança do quinto de toda extração de ouro.