Escreva sobre o combate aos sertanejos no Contestado : ME AJUDEM !!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Tomada pela miséria, parte da população sertaneja nas fronteiras entre Paraná e Santa Catarina tornam-se seguidores do monge e curandeiro José Maria. Desamparados pelo governo, os caboclos buscam a partir da figura do monge a chance de ter a cura de algumas doenças e conseguir um pedaço de terra para viver. Afinal, uma grande população de caboclos, sitiantes e ervateiros já tinha sido expulsa de suas propriedades devido à construção da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande do Sul
Subsistiam sob a opressão dos grandes fazendeiros e de duas empreendedoras americanas que operavam ali – a Brazil Railway, responsável pela implantação da via ferroviária que uniu o Rio Grande a São Paulo, e uma madeireira.
Brazil Railway obteve do governo, como forma de remuneração pelos serviços prestados, o equivalente a 15 mil metros de terras, uma em cada margem da estrada de ferro, as quais tinham que ser obrigatoriamente povoadas por estrangeiros.
No ano de 1912, um monge, conhecido como José Maria, une-se aos sertanejos revoltados, institui vários povoados com autoridade própria e igualdade social, ignorando a partir de então qualquer mandado vindo da parte de alguma autoridade da República Velha.
O costume do monge, de anotar as qualidades curativas das plantas que achava nas redondezas, o ajudou a construir no lote de um dos administradores uma botica, para melhorar a assistência de quem o procurasse.
Novas sedes foram constituídas por seus sectários, que até este momento não pensavam em se render, mas sim em continuar lutando, desgostando o governo federal que, ávido por acabar definitivamente com esta guerra, resolve usar todo seu poderio militar e abater as últimas fortificações resistentes, utilizando para este fim um grande contingente de soldados equipados com fuzis, canhões, metralhadoras e aviões, nunca antes usados em uma ação bélica desta magnitude.