Escreva sobre as características básicas de
cada período histórico da Filosofia
destacando a idéia central de cada período.
Soluções para a tarefa
Filosofia antiga – período compreendido entre os séculos VIII a.C. e vai até o século I d.C. A principal característica desse período é a razão. A filosofia antiga se preocupa em tentar explicar qual o princípio de todas as coisas, a totalidade e explicações racionais das realidades, e a verdade do ser.
Filosofia Medieval – compreende o início da era Cristã (século I d. C.) e vai até o final da idade Média, em torno do final do século XIII. Período mais longo da história da Filosofia. Subdividido por várias fases, inclusive as denominadas “Patrísticas e Medieval”, teve como principais destaques: Santo Agostinho, São Tomás de Aquino. A idéia central é o Teocentrismo, ou seja, questões referentes à Deus, como a prova da existência de Deus, questões referentes a fé, ao uso da Bíblia, e a origem do mal. É importante citar que, nesse período retornam as ideias de corpo e alma já anunciadas por Platão, e representadas por Santo Agostinho. Enquanto são Tomas de Aquino apresenta idéias baseadas em Aristóteles, como a origem do primeiro motor imóvel, que São Tomas vai afirmar ser Deus. Ainda desenvolve as cinco teses provando e argumentando de modo racional a existência de Deus. Há uma sintonia entre a fé e a razão.
Filosofia Moderna – inicia no final do século XIV e vai até o final do século XIX. Quem deu o ponta pé inicial foi o filosofo francês René Descartes. Vindo de uma passagem complicada da Idade Média com as revoluções religiosas especialmente as de Lutero e as questões do Teocentrismo, encontramos na Idade Moderna um “desapegar de Deus”, não existe mais o Teocentrismo, mas o antropocentrismo, agora é o homem, o centro de tudo. O homem é quem cria, quem descobre, quem reinventa. Surge nesse período a revolução industrial e cientifica, o acesso a informação, o homem literalmente “renasce” depois da Idade Média. A principal característica é novamente a razão, mas uma razão à luz da ciência, da tecnologia, do conhecimento epistemológico e empírico.
Filosofia Contemporânea – começa meados dos séculos XIX, e se estende até os dias de hoje. A idéia central é a fragmentação de valores humanos.