Escreva sobre a região de Sahel, onde surgiram importantes reinos africanos.
Soluções para a tarefa
Reinos de Sahel
História Africana
O Sahel (do árabe sahil, que significa \u201ccosta\u201d ou \u201cfronteira\u201d) é a região da África situada entre o deserto do Saara e as terras mais férteis a sul, que forma um corredor quase ininterrupto do Atlântico ao Mar Vermelho, numa largura que varia entre 500 e 700 km.
Localização do Sahel no continente Africano
Fazem parte da região do Sahel o Senegal, a Mauritânia, o Mali, o Burkina Faso, o Níger, a parte norte da Nigéria, o Chade, o Sudão, a Etiópia, a Eritreia, o Djibouti , e a Somália.
O reinos do Sahel foram uma série de reinos ou impérios centradas no Sahel. A riqueza dos estados veio de controlar as rotas comerciais através do deserto.
Esses impérios também foram bastante descentralizados, com cidades membros que tinham uma grande autonomia. As pessoas praticavam a agricultura, pecuária, caça, pesca, escravizando e artesanato (metalúrgicas, têxteis, cerâmica).
Como em muitas outras regiões da África, alguns reinos basearam-se no comércio de escravos. As cidades do Sahel e do Saara foram eram pontos de parada de caravanas comerciais de mercadorias e escravos. A escravidão era uma parte substancial da atividade comercial do império.
O Sahel tem sido palco de longos períodos de seca que, por exemplo, entre 1968-1974 levaram a uma situação de fome nos países da região, o que levou à fundação do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, uma agência das Nações Unidas.
Os primeiros assentamentos na região do Sahel ocorreram entre 600 e 200 a. C., junto a oásis e rios. Surgiram em seguida aldeias e cidades e o comércio se expandiu.
História do Sahel
O primeiro império que se destacou nessa região foi o Reino de Gana. Fundada entre 2500 aC a 2000 aC, Gana foi centrado no que é hoje o Senegal e a Mauritânia, foi o primeiro a beneficiar da introdução de animais de carga por árabes comerciantes. Gana dominou a região entre cerca de 750 e 1078.
Quando Gana entrou em colapso devido a invasão dos Almorávidas, o Império do Mali chegou a dominar a região. Localizada no rio Níger, a oeste de Gana, no que é hoje o Níger e Mali , atingiu o seu auge em 1350.
O mais poderoso desses estados foi o Império Songhai, que se expandiu rapidamente começando com o rei Sonni Ali nos anos 1460. Foi o maior estado na história Africano. Ele também foi bastante curto e entrou em colapso em 1591.
Para o leste, no lago Chade , surgiu o estado de Kanem-Bornu no século 9, e se sobressaiu na região do Sahel central.
Em 1810, o Império Fulani criou um Estado centralizado. Ele e Kanem-Bornu continuaram existindo até a chegada dos europeus, quando ambos os estados cairam e a região foi dividida entre França e Grã-Bretanha.