Escreva sobre a Grande Depressão dos Estados Unidos mencionando suas causas e consequências.
Soluções para a tarefa
Introdução:
Também conhecida como Crise de 1929, foi uma crise econômica que teve início em 1929 e terminou na década de 1930, só terminou com a Segunda Guerra Mundial. Essa crise foi considerada a pior e mais longa do século vinte.
Causas:
As principais causas estão ligadas a desregulamentação da economia, que permitiu uma superprodução, principalmente de alimentos e produtos industriais e a população não conseguia consumir tudo, assim gerando enormes quantidades de estoques de produtos. Ao perceber a diminuição do consumo, o setor produtivo passou a investir e produzir menos, compensando seus déficits com a demissão de funcionários.
Com o fim da Primeira Guerra Mundial, os países europeus encontravam-se devastados, com a economia enfraquecida e com forte retração de consumo, que abalou a economia mundial. Os Estados Unidos por sua vez, lucraram com a exportação de alimentos e produtos industrializados aos países aliados no período entre guerras.
Porém, a economia europeia depois se restabeleceu e passou a importar cada vez menos dos Estados Unidos. Com a retração do consumo na Europa, as indústrias norte-americanas não tinham mais para quem vender. Havia mais mercadorias que consumidores, ou seja, a oferta era maior que a demanda; consequentemente os preços caíram, a produção diminuiu e logo o desemprego aumentou. A queda dos lucros, a retração geral da produção industrial e a paralisação do comércio resultou na queda das ações da bolsa de valores e mais tarde na quebra da bolsa. Portanto, a crise de 1929 foi uma crise de superprodução.
Consequências:
O resultado óbvio foi o desemprego. O ciclo vicioso se completou quando, devido à falta de renda, o consumo caiu ainda mais, forçando uma diminuição nos preços. Como a Grande Depressão provocou uma onda de desemprego, muitos bancos que emprestaram dinheiro faliram por não serem pagos, diminuindo assim a oferta de crédito. Com isso, muitos empresários faliram, encerrando mais postos de trabalho.
Os países mais atingidos foram também as economias capitalistas mais desenvolvidas, dentre elas os Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Itália e o Reino Unido. Em alguns destes países, os efeitos da crise econômica fomentaram a ascensão de regimes totalitários.
Conclusão
Como legado, a crise de 1929 deixou-nos a lição da necessidade do intervencionismo e do planejamento estatal da economia, bem como da obrigação do Estado em prover assistência social e econômica aos mais afetados pelas crises do capitalismo.