História, perguntado por GabLimal, 1 ano atrás

escreva sobre a datação mais antiga encontrada no sitio arqueológico de lagoa santa

Soluções para a tarefa

Respondido por wilonly
4
Houve um embate continental entre arqueólogos e antropólogos das Américas e também na Europa. Em 1998 Walter Nunes arqueólogo brasileiro começou sua busca para provar que a coleção Lund não retrava de fato o que diziam os estadunidenses acerca dos crânios achados aqui na América. Os norte americanos datavam que os mongoloides asiáticos chegaram aqui por volta de 13 mil anos. Então Walter Nunes e outros pesquisadores procuram provar o contrário trazendo datas de 14 mil anos com achados  de negroides mais parecidos com os africanos atuais. 
Várias tentativas arqueológicas e antropológicas foram examinadas no Brasil  para tentar provar uma nova teoria que confrontasse a antiga Teoria de Clóvis muita aceita nos Estados Unidos e no continente europeu. Até que  por volta de 1990 encontraram um crânio de uma jovem que teria morrido aos 20 anos de idade na região de Lagoa Santa, sendo apelidada de Luzia e, que não tinha traços mongoloides e possuía as mesmas características físicas dos crânios da coleção Lund. A partir disso, os americanos passaram a olhar para o nosso trabalho atentamente. Foi um momento em que a noticia se expandiu rapidamente por diversos jornais do mundo, um deles saiu no "jornal norte-americano 
The New York Times e a rede de televisão inglesa BBC." Sendo este crânio datado aí por volta de 11 mil anos e o mais antigo.
  

Perguntas interessantes