Escreva resumidamente como Émille Durkhein, Karl marx e Max Weber analisam a divisão social do trabalho?
Soluções para a tarefa
Segundo Durkheim, os princípios da divisão do trabalho são sobretudo morais, acima dos econômicos. Esses fatores unem as pessoas dentro da sociedade, gerando um sentimento de solidariedade para indivíduos que realizam as mesmas funções. Ainda segundo Durkheim, utilizando uma metáfora do corpo humano. Nessa ótica a divisão social do trabalho, mantém a harmonia dos órgãos do ser humano.
Segundo Marx, a divisão do trabalho de acordo com as especialidade produtivas, acaba gerando uma hierarquia social na qual as classes dominantes. Isto é, a burguesia, subjugam as classes dominadas, estabelecendo as instituições, assim como a detenção dos meios de produção. Além disso, ele também afirmava que a especialização das atividades produtiva em uma sociedade, acabou gerando uma divisão social do trabalho como uma forma indispensável de sobrevivência.
Para Weber, a sociedade pode se afetar por ações individuais. Ademais, ele percebeu diferença entre a divisão social do trabalho entre os católicos e os protestantes. Segundo ele, os protestantes, eram rigorosos e valorizavam o trabalho. Além do mais, aliaram a doutrina religiosa com o capitalismo. Desse modo, criou-se uma tendência empreendedora nas populações protestantes. Além disso, a visão do sociólogo em relação a burocracia como modo racional da divisão do trabalho, quando os cargos ocupados por burocratas que detém funções e atribuições específicas, são dependentes a um cargo mais elevado, acontecendo a distinção social do trabalho.
acho que é isso,espero ter ajudado,bons estudos:)