Escreva qual situação abaixo se caracteriza a puberdade e adolescência. a) apaixonar-se
b) inicio de colicas menstruais
c) crecimento da barba
d) reconhecer a propia sexualidade
Soluções para a tarefa
puberdade é um período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas. É neste período que o corpo desenvolve-se física e mentalmente tornando-se maduro e o adolescente fica capacitado para gerar filhos. Ela não deve ser confundida como sinônimo da adolescência, visto que a puberdade faz parte da adolescência
Na adolescência as questões da paixão assumem características especiais, gerando sentimentos antagónicos e bastante próximos no tempo, tais como euforia, angústia e tormento. Nesta fase do desenvolvimento é comum a paixão durar apenas uma semana.
maioria das pessoas nota as primeiras cólicas menstruais cerca de 6 meses a um ano depois da primeira menstruação (1). No início, elas podem ser irregulares e depois podem acontecer na maioria ou em todos os ciclos (na medida em que a ovulação acontece com mais frequência).
Na adolescência, os fios nascem de forma mais rala e espaçada, tomando corpo (volume e quantidade) apenas após algum tempo. Em geral, o pelos da barba costumam aparecer por volta dos 15 anos de idade, e o seu ápice ocorre entre os 30 e 40 anos. É isto mesmo
Em pleno século 21, após tantos tabus terem sido quebrados, a orientação sexual de uma pessoa ainda é motivo de discriminação. Sempre que alguém foge dos padrões estabelecidos, sofre conseqüências psicológicas e sociais. Descobrir-se homossexual ou transexual, por exemplo, pode causar muito desconforto para o próprio indivíduo e para quem convive com ele.
A sexualidade humana é difícil de ser compreendida e os estudiosos da área afirmam que o preconceito é produto da desinformação. Para Tereza Rodrigues Vieira, especialista em Bioética pela FMUSP(Faculdade de Medicina da USP) e professora na Unipar (Universidade Paranaense), “a ignorância é de quem nutre o preconceito. A sociedade precisa se propor a entender a questão sem tabus ou falsos valores”.
Na área científica, há divergências em torno das causas da homossexualidade. Alexandre Saadeh, médico do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP, explica que ela não deve ser chamada de doença e que sua manifestação depende dos ambientes social e cultural. “A homossexualidade é uma variação da sexualidade humana assim como ter olhos azuis, castanhos, verdes ou pretos. Comportamento sexual não é escolha, não é uma opção que o indivíduo faz”, diz Saadeh, cuja opinião é corroborada por Tereza Vieira.
Geralmente, o jovem que apresenta dúvidas quanto à sua sexualidade passa por um processo de insatisfação com o fato e, até mesmo, nega ou rechaça o desejo homossexual. Saadeh diz que há, inclusive, alguns que inventam que são bissexuais, podendo levar um tempo para que haja a auto-aceitação. O apoio familiar é fundamental para o bem estar da pessoa e suas particularidades e individualidades devem ser respeitadas. “O interessante é que por muitos jovens se sentirem culpados em relação aos valores de seus pais, acabam despejando sobre eles o que sentem sem parar para perceber se eles querem ou agüentam saber a verdad