História, perguntado por vitinhoasafelpr, 9 meses atrás

escreva os seus principais feitos na abaixo Leonardo Bezerra​

Soluções para a tarefa

Respondido por isadoramonticelidelf
2

Leonardo Cavalcanti de Albuquerque Bezerra era o pernambucano que mais odiava os portugueses. “Ser filho do Reino basta para ser velhaco”, ele costumava dizer em alto e bom som, em qualquer lugar, sem se importar com quem estivesse ouvindo.

:)

Respondido por vilimagon12
0

Resposta:

RANCOR DE NOBRE

Esse grande agitador era membro de duas antigas famílias da capitania, descendentes da aristocracia lusa: os Bezerra e os Cavalcanti de Albuquerque. E tinha quatro irmãos que comandavam milícias civis e eram vereadores nas câmaras de Olinda e Goiana. Contudo, não possuía grande fortuna, nem casara com mulher rica. Ele e seus familiares plantavam cana, criavam gado e negociavam com arrecadação de impostos, para ganhar a vida. E a raiz da sua ira contra os portugueses estava justamente ali: para quem se ufanava tanto da sua nobreza, era vergonhoso ter de barganhar e, pior, ser miseravelmente explorado por gente “de categoria inferior”.

O problema em Pernambuco, na opinião de Leonardo e de outros nobres, era que, desde a expulsão dos holandeses, passara a chegar aqui uma legião de portugueses miseráveis. Esses sujeitos, quando não eram bêbados contumazes, recebiam fazendas (objetos diversos) dos seus patrícios comerciantes, para mascatear de porta em porta. E logo enricavam, abriam lojas no Recife e traziam seus parentes para trabalhar como caixeiros. Alguns até viravam mercadores de sobrado (capitalistas).

A vantagem deles residia em serem os únicos autorizados a exportar e a importar mercadorias – principalmente, alimentos, porque aqui só se plantava cana – e a financiar os agricultores. Ao final de cada safra, os senhores de engenho estavam sempre lhes devendo somas consideráveis, cobradas em dobro, no ano seguinte. Ou, então, entregavam seu açúcar a 400 réis por arroba, remetida para Lisboa por 1.400. E, não satisfeitos, esses estrangeiros passaram a subornar os governadores para ocupar os cargos públicos mais lucrativos – um privilégio exclusivo dos filhos da terra, segundo a lei vigente

Perguntas interessantes